Problema de Fermi

Problemas onde não se procura um resultado exacto mas uma estimativa razoável baseada em ordens de grandeza...

Problema de Fermi

Mensagempor carlla em Quarta Mar 26, 2008 8:10 am

Ola a todos!

Preciso de ajuda para resolver o seguinte problema de Fermi:

Qual a quantidade de alcool ingerida por um aluno durante a sua licenciatura?

Obrigada!

Carlla
carlla

Registado: Segunda Mar 17, 2008 7:23 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Quarta Mar 26, 2008 9:45 am

Olá Carlla bem-vinda ao fórum :) . Este problema de Fermi já aqui foi pelo menos discutido...o seu título é "Problema de Fermi-Teor do Alcool" :wink:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Quarta Mar 26, 2008 10:57 am

Bom ninguem chutou cálculos, posso tentar fazê-lo agora.

Podemos começar por ver o teor alcoolico de uma lata de cerveja :roll: , depois vemos quantas latas um aluno bebe, em média, por semana, e vemos o nº de semanas da licenciatura...Esta estimativa está errada, dado que temos de ter em conta dois factores-chave que foram referidos na Thread que referi no último post e são eles:

-As semanas em que têm exames, nessas suponho que não bebam.

-A queima das fitas, onde por sua vez existe um consumo elevado de alcool.

Para teor alcoolico da cerveja vou usar a da lata de superbock... :)
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor Bruno Oliveira em Quarta Mar 26, 2008 11:27 am

Portanto, vou tentar fazer uns primeiros cálculos e esperar confirmação 8) .
Cá vai:
Temos um aluno, que se decide licenciar em Física, sabe que vai ter de enfrentar duras provas e ter de se "aguentar" durante 3 anos, que é o que durará a sua licenciatura...mas este aluno, não dispensa beber uma SuperBock, e, mais, fá-lo, uma vez por dia, durante a sua licenciatura. Só que este aluno, apesar de gostar da sua cerveja, está na corda bamba e tem de se concentrar para os exames :yes então como tem dois semestres por ano, e tem, digamos 15 dias de exames por semestre, este aluno não bebe durante 90 dias, num total de 3 anos, que são 1095 dias.Assim, temos:
7 * 0.33lt=2.31lt/semana, depois e fazendo uma regra de 3 simples, temos que este aluno bebe 361,35lt durante a sua licenciatura, descontando os 90 dias de exames, este aluno bebe:
361.35lt-(12*2.31)=333.63lt, sem contar com a queima das fitas(doing research)
Concordam? :roll:
última vez editado por Bruno Oliveira s Quarta Mar 26, 2008 12:40 pm, editado 3 vezes no total
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor eumesmo em Quarta Mar 26, 2008 11:27 am

ta uma estimativa bem feita... :wink:

mas porque só foi calculado o teor de alcool em relaçao às cervejas? :wink:
eumesmo
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Mar 24, 2008 7:02 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Quarta Mar 26, 2008 11:35 am

Os Shots, vinhos, bacardis, caipirinhas, garrafas de vodka, JP Azeitão, barris de cerveja ou o que quiseres que tenha mais alcool, o aluno só bebe na Queima das fitas :lol: , estou a investigar as quantidades de vodka possiveis e as capacidades dos barris de cerveja, depois posto qualquer coisinha :wink:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor Pedro Melo em Quarta Mar 26, 2008 9:50 pm

Bruno Oliveira Escreveu:Os Shots, vinhos, bacardis, caipirinhas, garrafas de vodka, JP Azeitão, barris de cerveja ou o que quiseres que tenha mais alcool, o aluno só bebe na Queima das fitas :lol: , estou a investigar as quantidades de vodka possiveis e as capacidades dos barris de cerveja, depois posto qualquer coisinha :wink:

Isso não é bem assim... Tens de contar com os convívios, os jantares de cursos entre outros (devem ocorrer uma média de 30 por semestre, considerando os organizados por todos os cursos) e nestes consome-se muito álcool e de todo o tipo de bebidas. Além disso a época de exames não dura só 15 dias, a época normal e a de recurso duraram 1 mês no total. Depois não é hábito beber todos os dias, só normalmente às sextas feiras ou nas tardes em que não tens aulas no dia seguinte (muito raro, podes desprezar). Mas este último deve equivaler a uma cerveja por dia, mais coisa menos coisa.

Restantes universitários pronunciem-se.

P.s: Estes dados são obtidos por OBSERVAÇÃO directa, não por experiência própria. E não te esqueças da Latada, altura em que o alcool faz com que muitos perdam memórias das figuras que fizeram com os disfarces preparados pelos padrinhos.
última vez editado por Pedro Melo s Quinta Mar 27, 2008 12:09 am, editado 1 vez no total
It doesn't matter what you can do, only what you choose to do.
Pedro Melo
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quinta Fev 28, 2008 5:41 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Quarta Mar 26, 2008 11:48 pm

Ora bolas...é o que dá não ser estudante universitário...Bom vou entrar em conta com (mais) esses factores...e reajustar aos meus cálculos anteriores, mas acho que o resultado vai ser um pouco chocante :shock:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor carlla em Quinta Mar 27, 2008 12:03 pm

Bem, obrigado a todos! É que isto para mim é quase chinês. Estou a tirar uma licenciatura em Animação Cultural e este ano deparei-me com uma cadeira "Física das Estruturas Cénicas" que me está a dar a volta à cabeça... Sou alérgica a números... :?
Potanto, toda a ajuda que me possam dar, eu agradeço muito!!! :D
carlla

Mensagempor Bruno Oliveira em Quinta Mar 27, 2008 1:45 pm

Não sabia que havia física num curso de animação cultural :shock: , mas desde que fiques esclarecida isso é o menos importante :wink:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor carlla em Quinta Mar 27, 2008 9:58 pm

Ola Bruno, pois nem eu sabia que ía ter esta cadeira... foi uma grande surpresa!!!

Mais uma vez, obrigada! :)
carlla

Mensagempor Bruno Oliveira em Sexta Mar 28, 2008 9:24 pm

Alguma ajudinha de um universitário para dar umas luzes sobre o que se bebe nesses tais "jantares de curso"... :roll:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor Pedro Melo em Sexta Mar 28, 2008 9:39 pm

Bruno Oliveira Escreveu:Alguma ajudinha de um universitário para dar umas luzes sobre o que se bebe nesses tais "jantares de curso"... :roll:

As bebidas alcoolicas mais comuns são cerveja ou vinho de fraca qualidade. Felizmente há bastante coca-cola . :D
Pedro Melo
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor Bruno Oliveira em Sexta Mar 28, 2008 10:00 pm

Pois então eu ao calcular apenas o teor alcoólico em relação ás cervejas, até que nem estava de todo errado... :lol: , basta adicionar o vinho de fraca qualidade e a queima das fitas e teremos o alcool consumido pelo aluno.. :D
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor Pedro Melo em Sexta Mar 28, 2008 10:45 pm

Bruno Oliveira Escreveu:Pois então eu ao calcular apenas o teor alcoólico em relação ás cervejas, até que nem estava de todo errado... :lol: , basta adicionar o vinho de fraca qualidade e a queima das fitas e teremos o alcool consumido pelo aluno.. :D

O problema será mesmo fazeres uma estimativa para a queima. A "tradição" diz que um aluno que queira viver bem a queima começa a "treinar" uma semana antes. Mas os alunos do secundário ainda estão de férias não é?
Pedro Melo
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Próximo

Voltar para Problemas de Fermi

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante