A Física da Quercus

Problemas onde não se procura um resultado exacto mas uma estimativa razoável baseada em ordens de grandeza...

A Física da Quercus

Mensagempor mfv em Quarta Jan 16, 2008 11:25 pm

Esta questão surgiu hoje na prova da categoria B das Olimpiadas do Ambiente e como não sabia o que responder (nenhuma das alternativas parecia razoavel) aqui vai:

Durante quanto tempo é que a energia poupada pela reciclagem de uma tonelada de vidro permite manter uma lâmpada de 50W acesa?

P.S.:Finalmente deixaram de perguntar as mascotes dos parques naturais! :)
mfv
gluão
gluão

Registado: Sábado Nov 10, 2007 12:35 am

Mensagempor jap em Quarta Jan 16, 2008 11:32 pm

Boa questão! :D

Obrigado! :wink:

Aqui fica o desafio aos quarkianos... :D
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Quinta Jan 17, 2008 6:55 am

eu sei que para se fazer 1 tonelada de vidro é preciso 1,3 toneladas de areia, enquanto que reciclando a matéria prima necessária é sensivelmente 1 tonelada...

para se fazer vidro são necessários 1500ºC e para derreter vidro 1300ºC...

a poupança energética deve ser nos fornos e na exploração penso eu...

nas olimpiadas do ambiente os autores das provas gostam de trocar as voltas aos alunos... ainda me lembro quando numa regional pergutavam qual era a espécie mais abundante em número de indíviduos e de espécies? mamíferos, peixes, aves ou répteis... os insectos são os mais abundantes :lol:... lá pergutavam quem eram os segundos mais abundantes... :lol:
"My goal is simple. It is a complete understanding of the universe, why it is as it is and why it exists at all."
Hawking
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor hexphreak em Quinta Jan 17, 2008 7:57 am

MiguelReisOrcinha Escreveu:nas olimpiadas do ambiente os autores das provas gostam de trocar as voltas aos alunos... ainda me lembro quando numa regional pergutavam qual era a espécie mais abundante em número de indíviduos e de espécies? mamíferos, peixes, aves ou répteis... os insectos são os mais abundantes :lol:... lá pergutavam quem eram os segundos mais abundantes... :lol:

É verdade, também me lembro :lol:

Já agora, podem usar este problema para rever a matéria de 10º ano :wink: Gosto bastante dele porque não é só fazer as estimativas, também temos de pensar um bocadinho na parte mais física.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor FF em Sexta Jan 25, 2008 2:57 am

Fiz esta pergunta a um amigo que trabalha na Barbosa e Almeida (BA Vidros) e ele disse-me que nos processos de fabrico de vidro é necessário incluir sucata de vidro e que apesar de se recolher bastante, há muita falta de sucata de vidro branco (incolor).
Estimou que se poupa cerca de 40% da energia quando se fabrica vidro a partir de vidro reciclado, mas não sabia a quantidade de energia necessária para produzir uma tonelada de vidro...
Francisco Fraga
Departamento de Física da FCTUC
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Mensagempor hexphreak em Sexta Jan 25, 2008 5:42 pm

É uma percentagem bastante grande :) Suponho que seja difícil de estimar o custo energético porque há tantos factores (transporte, caldeiras, diferentes materiais, etc.) :roll: Estava a pensar num valor de um mês, mas sem grandes contas...
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Voltar para Problemas de Fermi

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes