Tanta caloria!

Problemas onde não se procura um resultado exacto mas uma estimativa razoável baseada em ordens de grandeza...

Tanta caloria!

Mensagempor jap em Segunda Jun 18, 2007 10:39 pm

Consta que Fermi colocou esta questão a um jovem de 20 anos que pretendia fazer o doutoramento em Física Nuclear:

Diga-me se a energia que consumiu em alimentos até hoje seria suficiente para lançar o seu corpo para fora da acção do sistema solar... :shock:

Será a resposta afirmativa? :roll:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor fildireito em Segunda Jul 09, 2007 7:27 pm

Eu diria que não... a energia necessária é bastante superior à minha estimativa de energia consumida....
fildireito
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sexta Nov 17, 2006 12:35 pm

Mensagempor jap em Segunda Jul 09, 2007 10:08 pm

fildireito Escreveu:Eu diria que não... a energia necessária é bastante superior à minha estimativa de energia consumida....

E que tal fazer umas contazitas que confirmar (ou não) o teu palpite? :P
Não é difícil de encontrar na net o consume médio diário em calorias (ou joules) de um humano consome e também é trivial calcular a energia necessária para enviar um "corpo humano" para fora da acção do sistema solar, não é verdade?

Vá lá, façam as contas, não sejam preguiçosos! :lol:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor kelker em Segunda Jul 09, 2007 11:52 pm

Bem, eu fiz as contas e partindo do pressuposto que não me enganei, a energia que ele terá consumido é mais que suficiente para o lançar para fora da acção da força gravítica do sistema solar... Se não me enganei, algo que é bastante improvável :lol:, a energia que ele terá consumido em alimentos passa em duas ordens de grandeza aquela que ele necessita para ir passear para outro sistema planetário! :D
Partilha os teus conhecimentos em sophia.
kelker
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Terça Mar 13, 2007 10:56 pm

Mensagempor jap em Terça Jul 10, 2007 12:07 am

kelker Escreveu:Bem, eu fiz as contas e partindo do pressuposto que não me enganei, a energia que ele terá consumido é mais que suficiente para o lançar para fora da acção da força gravítica do sistema solar... Se não me enganei, algo que é bastante improvável :lol:, a energia que ele terá consumido em alimentos passa em duas ordens de grandeza aquela que ele necessita para ir passear para outro sistema planetário! :D

Bom, para tirar as dúvidas é preciso que outros quarkianos façam as contas, de forma independente. Vamos a isso pessoal!

Será que, pela vossa idade, já "consumiram" energia suficiente para serem lançados para além do sistema solar? :roll:

:P
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor fildireito em Terça Jul 10, 2007 4:40 pm

Pelas contas que fiz, a energia necessária é mais ou menos 10000 vezes superior... se calhar enganei-me nas contas! Enfim, agora so pratico Química...
fildireito
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sexta Nov 17, 2006 12:35 pm

Mensagempor jap em Quarta Jul 11, 2007 10:52 pm

Não há mais ninguém que faça as contas e as indique aqui, para desempatar? :P
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Segunda Out 22, 2007 4:10 pm

este problema agrada-me

vou fazer as contas... vou ter mas é que considerar situações ideais...
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Re: Tanta caloria!

Mensagempor ajcoelho em Sábado Nov 19, 2011 10:30 pm

Supondo que num dia consumo 2500kcal, isto dará o equivalente a 1,046x10^7 joules.

Tenho 15 anos. Logo, já vivi cerca de 5475 dias.

Multiplicando o numero de dias pela energia "consumida" dá-me um valor de 5,7x10^10 J

Então e a energia necessa´ria para enviar um corpo para fora da acção do sistema solar? Desculpem a ignorância mais ainda estou no 10º ano :wall:

Será que tenho que ir pela destância entre a terra até ao "limite mais próximo" do sistema solar? Sabendo a distância e assumindo uma certa velocidade dá para calcular a energia?

Ficarei à espera de uma respostá dos nossos grandes físicos :lol: :lol:
ajcoelho
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 20, 2010 12:48 am

Re: Tanta caloria!

Mensagempor filipematos em Terça Nov 22, 2011 6:02 pm

Em primeiro lugar irei calcular a energia consumida em média por ano:
Considerando por dia uma média de 2x10^3 Kcal (pois comi menos até aos 10 anos e mais a partir dos 12), em Joules isto dá: 2x10^3 x 4180 = 8,36 x 10^6 J/dia
Por ano será : 8,36x10^6 * 365 = 3.0514x10^9 J

Agora irei ver qual é a Energia necessária para ir embora do sistema solar:
Irei considerar a energia necessária como a energia igual à energia cinética quando se obtém a velocidade de escape do sistema solar em relação à Terra:

Vescape = 42.1 Km\s (segundo o wikipédia) logo, a Ec = 40*42100^2 = 7.089x10^10 J. Considerei um homem de 80 Kg e a velocidade de escape em relação ao sol partindo da terra.

Logo, segundo os meus cálculos sim a resposta é afirmativa, a energia que já consumi ( 3.05x10^9 * 16 = 4.88x10^10 J) é suficiente para ir me embora do sistema solar :), porque apenas difere em cerca de 2x10^10 J, e como eu considerei a velocidade de escape, e pode-se ir com menos velocidade ( através de propulsão) e logo com menos energia sim acho que é possivel
"If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants" - Isaac Newton

“We build too many walls and not enough bridges.” - Isaac Newton
filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Jun 25, 2011 4:48 pm

Voltar para Problemas de Fermi

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante