Garagem com bolas

Problemas onde não se procura um resultado exacto mas uma estimativa razoável baseada em ordens de grandeza...

Garagem com bolas

Mensagempor carloscouto em Terça Jan 13, 2015 11:51 pm

Supomos que temos uma garagem quadrada de 10m de largura e 3 de altura.

Quantas bolas de basquetebol, ténis e berlindes se conseguiriam colocar lá dentro ? Vamos lá pôr as estimativas e o cérebro a carburar :)

Mais tarde coloco a minha resolução :)

E lembrem-se, nada de ir buscar dados à net, para um Problema de Fermi só se precisa de calculadora (às vezes nem isso) xD
“For me, I am driven by two main philosophies: know more today about the world than I knew yesterday and lessen the suffering of others. You'd be surprised how far that gets you.” ― Neil deGrasse Tyson
carloscouto
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Segunda Dez 23, 2013 7:15 pm

Re: Garagem com bolas

Mensagempor pedrito.silvestre em Domingo Jan 18, 2015 6:08 pm

Antes de fazer asneira, quando te referes a dados, raios de bolas estão incluídos? Como é suposto sabermos sem ver na net :? ?
"Look deep into nature, and then you will understand everything better."
Albert Einstein
pedrito.silvestre

Registado: Domingo Nov 30, 2014 10:51 pm

Mensagempor carloscouto em Domingo Jan 18, 2015 8:12 pm

Fazes uma estimativa dos raios :)
Com certeza já viste essas bolas, fazer estimativas das coisas está na base dos problemas de Fermi. Até porque o objetivo é chegar o mais próximo possível da resposta certa e não à reposta certa.
“For me, I am driven by two main philosophies: know more today about the world than I knew yesterday and lessen the suffering of others. You'd be surprised how far that gets you.” ― Neil deGrasse Tyson
carloscouto
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor bandeira.ambar em Domingo Jan 18, 2015 10:05 pm

Considerando diâmetro = 0.5m, no cubo cabiam 10×10×3/0.5=600 , temos mais uma bola no meio de cada 8 nós cantos, depois adicionando 4bolas na lateral adicionamos mais uma no meio... +19 na largura, e mais 5 na h, e no total mais 95, temos um total do total de 695, que /2=348... Podem dizer me que as bola cortadas ao meio não contam, mas isto é uma estimativa e portanto isto compensa a falta de bolas que vem da falta de organização que eu.não considerei, e do diâmetro da bola que não é tão grande XD... Espero uma opinião do "desafiador " xD
“If I have seen further it is by standing on the shoulders of giants.”- Isaac Newton
bandeira.ambar
gluão
gluão

Registado: Quinta Jan 15, 2015 8:01 pm

Mensagempor carloscouto em Domingo Jan 18, 2015 11:53 pm

bandeira.ambar Escreveu:Considerando diâmetro = 0.5m, no cubo cabiam 10×10×3/0.5=600 , temos mais uma bola no meio de cada 8 nós cantos, depois adicionando 4bolas na lateral adicionamos mais uma no meio... +19 na largura, e mais 5 na h, e no total mais 95, temos um total do total de 695, que /2=348... Podem dizer me que as bola cortadas ao meio não contam, mas isto é uma estimativa e portanto isto compensa a falta de bolas que vem da falta de organização que eu.não considerei, e do diâmetro da bola que não é tão grande XD... Espero uma opinião do "desafiador " xD

Supondo que as bolas estão minimamente organizadas e não num caos total obviamente xD

E já agora, quantas dessas são de basket, ténis e berlindes ? :)
carloscouto
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Voltar para Problemas de Fermi

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante