Contrariando o Começo das Aulas

Problemas onde não se procura um resultado exacto mas uma estimativa razoável baseada em ordens de grandeza...

Contrariando o Começo das Aulas

Mensagempor duarte.magano em Sexta Set 05, 2014 11:00 pm

As aulas estão prestes a começar… Vão ficar saudades de todo o tempo livre das férias… :(
Mas, e se conseguíssemos atrasar o período de rotação da Terra em, digamos, 3 horas? Mais 3 horas de manhã de certeza que iriam saber bem…

Uma sugestão seria colocar uns tantos foguetões no equador e acioná-los na direção certa de modo a atrasar a rotação do planeta. :twisted:
Quantos foguetões seriam necessários?

NOTA: podem usar como referência de foguetão, se quiserem, os RS-25 - http://en.wikipedia.org/wiki/Space_Shuttle_main_engine
"Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible." - Richard Feynman
Avatar do utilizador
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!
 
Mensagens: 190
Registado: Quinta Jan 17, 2013 12:42 am

Re: Contrariando o Começo das Aulas

Mensagempor manuelbrandao99 em Sábado Set 06, 2014 2:10 pm

duarte.magano Escreveu:As aulas estão prestes a começar… Vão ficar saudades de todo o tempo livre das férias… :(
Mas, e se conseguíssemos atrasar o período de rotação da Terra em, digamos, 3 horas? Mais 3 horas de manhã de certeza que iriam saber bem…

Uma sugestão seria colocar uns tantos foguetões no equador e acioná-los na direção certa de modo a atrasar a rotação do planeta. :twisted:
Quantos foguetões seriam necessários?

NOTA: podem usar como referência de foguetão, se quiserem, os RS-25 - http://en.wikipedia.org/wiki/Space_Shuttle_main_engine


Isso depende de quanto tempo queremos gastar a atrasar o período de rotação da terra, podemos atrasar 3 horas com um foguetão (o que demoraria imenso tempo) ou com uma infinidade de foguetões (o que seria instantâneo).
Para além disso, abrandar o período de rotação da terra não nos faria ter mais tempo, já que o nosso tempo é definido por relógios e não mudaria ao abrandar a rotação da terra. O máximo que podia acontecer era termos de ir para a escola de noite.

Ou estou completamente enganado? :oops:
manuelbrandao99
gluão
gluão
 
Mensagens: 27
Registado: Segunda Jan 14, 2013 12:04 pm

Re: Contrariando o Começo das Aulas

Mensagempor duarte.magano em Sábado Set 06, 2014 4:38 pm

Tudo o que disseste faz sentido, mas é discutível.

manuelbrandao99 Escreveu:Isso depende de quanto tempo queremos gastar a atrasar o período de rotação da terra, podemos atrasar 3 horas com um foguetão (o que demoraria imenso tempo) ou com uma infinidade de foguetões (o que seria instantâneo).

Tem a sua lógica, já estava a prever um comentário com esse argumento. :F
Mas isso aplicar-se-ia apenas se tivesses um foguetão ideal que emitisse combustível a uma velocidade constante por um período indefinido de tempo. Não quero assumir isso aqui. Foi por essa razão que propus um modelo de um foguetão em concreto (mas podes usar outro qualquer, ou mesmo fazeres aproximações para um foguetão médio (seja lá o que isso for)).

manuelbrandao99 Escreveu:Para além disso, abrandar o período de rotação da terra não nos faria ter mais tempo, já que o nosso tempo é definido por relógios e não mudaria ao abrandar a rotação da terra. O máximo que podia acontecer era termos de ir para a escola de noite.

O segundo está definido e é independente da rotação da Terra. O minuto está definido como 60 vezes o segundo e a hora como 60 vezes o minuto, e é lógico que assim se mantesse se se atrasse a rotação da Terra. Então, o dia passaria a ter (aproximadamente) 27 horas.
Agora, é razoável assumir que continuássemos a reger o nosso horário pela luz do Sol. Esta é a premissa fundamental. Estás de acordo?
Assim sendo, a escola começaria sempre à mesmo hora todos os dias e, naturalmente, em horário diurno. A primeira aula não seria de 24 em 24 horas, mas de 27 em 27 (talvez às 10 horas da manhã…). E, deste modo, nunca terias aulas de noite.
Em suma, quero dizer que iríamos passar equilibradamente mais tempo seguido acordados e a dormir.
"Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible." - Richard Feynman
Avatar do utilizador
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!
 
Mensagens: 190
Registado: Quinta Jan 17, 2013 12:42 am

Re: Contrariando o Começo das Aulas

Mensagempor duarte.magano em Sexta Out 31, 2014 10:01 pm

...
Fiz este comentário acidentalmente...
última vez editado por duarte.magano s Sexta Out 31, 2014 10:13 pm, editado 2 vezes no total
"Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible." - Richard Feynman
Avatar do utilizador
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!
 
Mensagens: 190
Registado: Quinta Jan 17, 2013 12:42 am

Re: Contrariando o Começo das Aulas

Mensagempor duarte.magano em Sexta Out 31, 2014 10:08 pm

... e este também...
"Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible." - Richard Feynman
Avatar do utilizador
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!
 
Mensagens: 190
Registado: Quinta Jan 17, 2013 12:42 am


Voltar para Problemas de Fermi

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron