Positiva ou negativa?

Pequenas experiências para tu fazeres em casa!

Positiva ou negativa?

Mensagempor jap em Segunda Jun 04, 2007 10:14 am

Aqui vai mais uma proposta de experiência, que talvez possa ajudar a responder à questão que ficou em aberto da discussão da experiência anterior... :D

http://algol.fis.uc.pt/movies/carga_positiva_ou_negativa.wmv
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor mav em Segunda Jun 04, 2007 6:28 pm

Penso que ao retira-mos a fita-cola da embalagem, friccionamo-la pelo que ela adquire uma carga positiva.
Consultando a cábula :D ao friccionar-mos o tubo de PVC este adquire uma carga negativa; (a lã cede-lhe electrões); pelo que atrai a fita-cola (que como está carregada positivamente tem electrões "a menos").
Como a fita-cola não chega a tocar no plástico, não havendo transferência de electrões (acho eu) continua carregada positivamente.
O vidro que fica carregado positivamente, repele a fita-cola
mav
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Terça Fev 06, 2007 9:57 pm

positiva ou negativa

Mensagempor lena em Terça Jun 05, 2007 3:31 pm

De facto, se a fita-cola é repelida pelo vidro e atraída pelo pvc, a única conclusão possível da experiência é que a fita-cola tem a mesma carga do vidro e tem carga oposta à do pvc :) .

Para saber se essa carga é positiva ou negativa é preciso mesmo uma cábula :( , ou seja é preciso saber a posição relativa de dois materiais na lista. Por exemplo basta saber que a carga que o vidro adquire quando friccionado com plástico se chama positiva. Com essa informação (que resulta de uma convenção) já podemos concluir que a fita-cola está carregada positivamente e que o pvc está carregado negativamente :) . Se fizer experiências idênticas com outros materiais posso ir adicionando elementos novos à lista.

A fita-cola na verdade tem dois materiais: a superfície plástica e a superfície da cola. Ao separar um pedaço de um rolo há uma transferência de cargas entre dois materiais diferentes.

Mas o mesmo material pode adquirir cargas diferentes, dependendo do outro material em contacto.

Falta responder à ultima pergunta: como carregar um pedaço de fita-cola com carga diferente da que se viu no filme, isto é com carga negativa? E como provar experimentalmente que assim é? :?:

A prova experimental tem de ser inequívoca... Neste filme, a parte convincente é a repulsão pelo vidro. Se eu tivesse visto só a atracção pelo PVC não ficava convencida que a fita-cola estava carregada. Concordam?

Lena
lena
gluão
gluão

Registado: Segunda Maio 14, 2007 3:26 pm

Voltar para Experimenta!

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante