Método dos Elementos Finitos

Fórum sobre técnicas matemáticas úteis na preparação olímpica

Método dos Elementos Finitos

Mensagempor Bruno Oliveira em Quarta Set 16, 2009 11:21 pm

Há algum tempo atrás, falou-se aqui pelo fórum, em resolução numérica de Equações Diferenciais. Sabe-se de alguns métodos bastante eficazes para resolver numericamente uma eq. diferencial ordinária, como o famoso RK4.

No entanto, ouvi há pouco tempo falar de um método muito poderoso e usado em Engª que é o chamado Método dos Elementos Finitos, que serve para resolver Eq. diferenciais, mesmo que estas tenham derivadas parciais; alguém já ouviu falar nele? :roll:

Fiquei com bastante curiosidade, e se alguém pudesse explicar ou falar um pouco sobre esse método, agradecia :wink:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Re: Método dos Elementos Finitos

Mensagempor jap em Quinta Set 17, 2009 10:07 pm

Sim, o método dos elementos finitos é muito utilizado para resolver certos tipos de equações diferenciais às derivadas parciais (em física, por exemplo, problemas de elasticidade e outras propriedades de materiais, problemas de electromagnetismo, etc...).

O tópico das equações diferenciais às derivadas parciais é, receio, um pouco avançado para este fórum. Não sei se conseguirei discutir aqui esse assunto de uma forma simples... :roll: Mas irei procurar fazê-lo na primeira oportunidade...usando um dinossauro como exemplo. :shock: Lembro-me de, em tempos, ter assistido a uma aula de elementos finitos em que a técnica foi ilustrada com um problema que envolvia um dinossauro! :lol:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Re: Método dos Elementos Finitos

Mensagempor Bruno Oliveira em Quinta Set 17, 2009 10:21 pm

Ena parece ser interessante, muito obrigado prof. :D

A maneira como o artigo sobre este tema estava escrito na Wikipedia pareceu-me formal demais e algo "nebuloso" pois, apesar de darem um exemplo bastante interessante não conseguem "concluir", i.e. não montam o sistema final de equações algébricas, em que consistia afinal a beleza desse mesmo método. :wink:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Voltar para Técnicas matemáticas

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante