Teoria da Relatividade

Pequenos problemas e/ou curiosidade de Matemática com algo que ver com a Física

Teoria da Relatividade

Mensagempor talio em Quinta Out 16, 2008 12:16 pm

Boas a todos!
Tenho andado a estudar os fundamentos teóricos da teoria da relatividade, e aquilo que eu procuro agora são experimentos que comprovem esta teoria, situações práticas que conduzam á dedução das formulas de contracção do tempo e espaço e da inevitável relação entre massa a energia.
A minha matemática é digamos rudimentar lol, ando em engenharia e domino apenas cálculo integral e diferencial, geometria é para esquecer :) tenho de me dedicar a isso também...
Vou dar um exemplo que vi, consistia em dois espelhos entre os quais um fotão embatia infinitamente a velocidade c claro.
Na Terra um observador parado tem um sistema destes a que chamaram relógio, no espaço um astronauta dentro de uma nave a velocidade v também tem um destes.
Agora pelo que percebi o movimento do fotão para o astronauta é intrinsecamente vertical, e o mesmo acontece para o observador terrestre.
No entanto este ao observar o sistema da nave em movimento constata que o fotão segue uma trajectória diagonal.
Ora isto tudo conduz-nos a um triângulo onde temos ponto A ponto B e ponto C, velocidade da luz, velocidade da nave e dt0 que é o tempo que o fotão demora a percorrer um ciclo (vai a cima e vai abaixo entre os espelhos :D ).
Peguei nas figuras ilustrativas que tinha neste exemplo e saquei o factor de Lorentz correctamente, nada difícil pois é só teorema de Pitágoras e transformar velocidades e intervalos de tempo em distancias.
Só faltou mesmo tirar a relação entre massa e energia, mas não sei se este experimento contempla essa possiblidade...
Espero que tenham percebido o exemplo, é que sem imagens ou esquema é pior de perceber.
Digam-me mais exemplos de situações deste tipo!!
talio

Registado: Terça Mar 04, 2008 1:21 pm

Re: Teoria da Relatividade

Mensagempor RicardoCampos em Quinta Out 16, 2008 7:59 pm

Perdoando o offtopic...

De onde vens? Escreves à português ("fotão!!!") mas a palavra "experimentos" deixou algo a pensar.

Não te queres apresentar?
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor jap em Quinta Out 16, 2008 8:37 pm

Olá talio,

O exemplo que dás do fotão a bater nos espelhos com o qual se deduz facilmente o factor de Lorentz, é uma "experiência pensada", na boa tradição de Albert Einstein, e que vem em praticamente todos os livros de texto onde se ensina relatividade. E sim, há outras experiências deste género, inclusivé para deduzir a famosa expressão E=mc^2. :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor talio em Segunda Out 20, 2008 3:13 pm

RicardoCampos Escreveu:Perdoando o offtopic...

De onde vens? Escreves à português ("fotão!!!") mas a palavra "experimentos" deixou algo a pensar.

Não te queres apresentar?

Apresento-me aqui, sou aluno de Eng Química da FCTUC, a mesma do nosso caro jap :)
Experimento também está correcto, sou português mas muita da literatura que arranjo na net é em brasileiro e algumas palavras acabam por ficar.
www.fisica.net passo lá a vida a ler documentos :D :D

jap Escreveu:Olá talio,

O exemplo que dás do fotão a bater nos espelhos com o qual se deduz facilmente o factor de Lorentz, é uma "experiência pensada", na boa tradição de Albert Einstein, e que vem em praticamente todos os livros de texto onde se ensina relatividade. E sim, há outras experiências deste género, inclusivé para deduzir a famosa expressão E=mc^2. :wink:

Pois e não pode dar um exemplo de uma experiência do género? :D
talio

Registado: Terça Mar 04, 2008 1:21 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Segunda Out 20, 2008 5:08 pm

Aqui fica um vídeo, com o exemplo que referes:

Relativade
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm