Triângulo Invertido

Pequenos problemas e/ou curiosidade de Matemática com algo que ver com a Física

Re: Triângulo Invertido

Mensagempor tomegouveia em Domingo Jan 16, 2011 2:35 pm

Hmmm acho que, a comprar, apostaria no do Apostol, baseado na sua avaliação, mas estive à procura na Amazon ediçoes usadas e os preços assustam um bocado... Não há outras formas de ter acesso ao livro? fotocópias ou assim?

hexphreak Escreveu:Por outro lado, também tenho que te aconselhar contra focares-te demais em aprender os aspectos mais técnicos e perderes a big picture. Cálculo não tem, conceptualmente, nada de difícil, e a Física é um excelente lugar para ver montanhas de aplicações e ganhares alguma intuição para o assunto, sem entrar pelas partes mais difíceis da Matemática. Já vais ter cadeiras na faculdade para isso :wink:

A que big picture se refere? Como podem os pormenores não ser necessários para a perceber? :S
"If I have seen further it is only by standing on the shoulders of giants."

FÍSICO QUÂNTICO:Um homem cego num quarto escuro, à procura de um gato negro que não está lá.
tomegouveia
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Jan 13, 2011 1:05 am

Mensagempor RicardoCampos em Domingo Jan 16, 2011 2:41 pm

Pois, livros deste género em regra geral são um bocado caros... Mas arranjam-se usados muito baratos, tenta procurar melhor.

E eu vou de novo contra o que o Henrique diz. Acho melhor aproveitares para aprender as coisas com os pormenores e afins. Intuição e aplicações já as vais ver no Quark!. O Spivak pelo menos deixa transparecer bastante bem a big picture.
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor hexphreak em Domingo Jan 16, 2011 3:00 pm

tomegouveia Escreveu:Hmmm acho que, a comprar, apostaria no do Apostol, baseado na sua avaliação, mas estive à procura na Amazon ediçoes usadas e os preços assustam um bocado... Não há outras formas de ter acesso ao livro? fotocópias ou assim?

Bem, há sempre formas de os arranjar, mas se quiseres formas legais, não tens grandes hipóteses :? (e o preço destes livros é um tópico inteiro em si mesmo...). Se tiveres algum irmão ou amigo na faculdade, podes tentar que eles requisitem livros por ti para tirares fotocópias... Por vezes, em feiras do livro e afins, ainda é possível arranjar exemplares baratos. Embora, devo dizer, nunca tenha visto um Apostol ou um Spivak baratos :roll:

tomegouveia Escreveu:A que big picture se refere? Como podem os pormenores não ser necessários para a perceber? :S

O que quero dizer é que, por exemplo, os detalhes rotineiros dos cálculos e as partes mais chatas das demonstrações - e há algumas -, não são necessários para perceberes completamente as ideias por trás do assunto. Saberes integrar funções racionais não te vai ajudar a perceber melhor o que é, de facto, um integral.

Repara que eu adoro ver as demonstrações de tudo e mais alguma coisa, e acho importantíssimo conseguir fazer contas com aquilo que aprendemos, não só percebê-lo a um nível puramente conceptual. O meu conselho vai apenas na direcção de não ficares muito obcecado por detalhes que podem não ser muito importantes. Quando começas a aprender um assunto como Cálculo há muitos pormenores em que te podes perder, e por vezes é difícil distinguir o essencial do acessório.

Dito isto, Cálculo é um assunto muito bonito, e se tiveres gosto pelas demonstrações e pela Matemática vais certamente querer prestar atenção aos detalhes :wink: Tal como o Ricardo disse, o Spivak é muito bom nos dois aspectos, e ainda por cima é divertido de ler.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor tomegouveia em Domingo Jan 16, 2011 5:58 pm

Percebo o que quer dizer, efectivamente já me disseram para ter cuidado com isso, que por vezes vou demasiado aos pormenores e perco-me do que realmente importa. Sou da opinião que os pormenores são importantes mas como faço para impedir que isto me aconteça? Alguma sugestão??

Tenho amigos em Física no Minho e em Coimbra, vou ver se eles me podem dar uma ajuda :wink:

FÍSICO QUÂNTICO:Um homem cego num quarto escuro, à procura de um gato negro que não está lá.
tomegouveia
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor hexphreak em Domingo Jan 16, 2011 6:03 pm

tomegouveia Escreveu:Percebo o que quer dizer, efectivamente já me disseram para ter cuidado com isso, que por vezes vou demasiado aos pormenores e perco-me do que realmente importa. Sou da opinião que os pormenores são importantes mas como faço para impedir que isto me aconteça? Alguma sugestão??

Aprende Física :lol: É uma excelente "lente" para focar a atenção nos aspectos mais importantes. Depois de alguns meses de Quark! e de resolveres problemas aqui no fórum vais ver que isso melhora muito :wink:

P.S.: Só tenho mais dois anos que tu, não precisas de me tratar por você :lol:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor tomegouveia em Domingo Jan 16, 2011 6:26 pm

hexphreak Escreveu:Aprende Física

É o que tenciono fazer :lol:

hexphreak Escreveu:P.S.: Só tenho mais dois anos que tu, não precisas de me tratar por você

Eh, na dúvida, mais vale tratar por você :XD Mas tudo bem :wink:

tomegouveia
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor RicardoCampos em Domingo Jan 16, 2011 6:58 pm

tomegouveia Escreveu:Percebo o que quer dizer, efectivamente já me disseram para ter cuidado com isso, que por vezes vou demasiado aos pormenores e perco-me do que realmente importa. Sou da opinião que os pormenores são importantes mas como faço para impedir que isto me aconteça? Alguma sugestão??

Tu acabas por adquirir alguma sensibilidade quanto a isso. É de facto difícil conseguir explicar como o fazer. Para mim é natural olhar para as coisas e pensar "pronto, isto pode-se saltar porque é [.....]". E depois também está relacionado com os teus interesses. O principal é pensares se estás a gostar daquilo que estás a ler. Se gostares, por mais ou menos relevante que seja, então deves ler (ou resolver, ou o que seja), porque estás a ler as coisas por prazer, contrariamente à situação de estar a estudar para uma disciplina em que pode ser mau dispersares-te do caminho.
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor tomegouveia em Domingo Jan 16, 2011 7:16 pm

Eu estou a adorar o site no seu todo. Tenho pena de não me ter inscrito há mais tempo xD

tomegouveia
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor Tharis em Segunda Jan 17, 2011 1:44 am

Não vou dizer muito mais do que já te foi dito, mas cá fica a minha opinião.

Passado aproximadamente um ano e meio desde que fiz essa pergunta, posso dizer que já sei alguma coisinha sobre Cálculo e portanto posso dar-te um ponto de vista de alguém que passou por essa fase recentemente.

Tenho dois livros de cálculo, o Spivak e o Apostol Vol1. O primeiro mandei-o vir passado pouco tempo depois do post que o Henrique te mostrou. Posso dizer, se calhar para minha infelicidade, que não o usei tanto quanto queria. Isto é, não aprendi muito com ele. Entre algumas razões, está a minha impaciência em relação a formalismos e afins. Gosto de "meter a mão na massa" e ir percebendo à medida que vou aplicando.

O segundo comprei-o no início deste ano lectivo, a um preço baixo (digamos que tive um desconto de ~90% em relação ao preço habitual) na feira do livro do IST, quando andava à procura de uma relíquia sobre problemas de Física. Já o usei frequentemente para me preparar para testes de Cálculo.

Posso dizer que gosto mais do Apostol do que do Spivak, uma vez que o achei mais intuitivo. No entanto, poderá ser porque quando comecei a usar o Apostol, já tinha conhecimentos que não tinha aquando da compra do outro.

No meu caso, coisas que contribuiram para aprender e evoluir foram: aulas do Prof. Fernando Nogueira, Wikipedia, resolver problemas, estar atento ao fórum, receber ajuda por parte de colegas Quarkianos, programação... A programação aparece aqui um bocadinho off-scene, mas usar o método de Euler pela primeira vez (sem saber que se chamava assim) e brincar às simulações deu-me uma visão um pouco mais intuitiva que o normal, penso.

Portanto, para finalizar este testamento: espera pela 1ª. sessão do Quark!, usa a tua intuição, resolve problemas e será como o Henrique disse. :)
Tharis
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quinta Out 23, 2008 4:26 pm

Mensagempor tomegouveia em Segunda Jan 17, 2011 7:43 pm

Entendo. Obrigado a todos pela contribuição, mal posso esperar pelas sessões... vou lendo o apostol entretanto.

tomegouveia
down-Quark!
down-Quark!

Anterior

Voltar para Questões simples e/ou curiosas

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes