painel solar fotoelectrico

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

painel solar fotoelectrico

Mensagempor kanguru em Terça Set 30, 2008 6:19 pm

pois bem meus amigos!
ha ja algum tempo k ando curioso em kerer fazer 1 painel solar fotoelectrico.
mas na net so encontro como os montar ou como fazer um painel solar para akercer a agua :wall:
e nao é nada disto k procuro.
pessoalmente sei fazer o k kuase todos ja devem saber como se faz o painel solar para akecer a agua com materiais muito simples desde:
1 garrafao de preferencia de 50lts
1 grelha de frigorifico
1 vidro , prata, em fim.........
isto muitas outras maneiras muito faceis de encontrar na net.
mas como fazer um PAINEL SOLAR FOTOELECTRICO caseiro!!!! :mock:
nao concigo encontrar nada so encontro:
como funcionam
como os montar
onde os comprar ja feitos :wall:
em fim.
sera k alguem me concegue ajudar???? :F
kanguru

Registado: Domingo Set 28, 2008 12:26 am

Re: painel solar fotoelectrico

Mensagempor jap em Quarta Out 01, 2008 10:01 pm

Bem, é possível construir um painel fotovoltaico caseiro...com pasta de dentes e espinafres! :lol:

A sério! :shock:

Já explico.

Os paineis fotovoltaicos comuns são feitos à base de silício; esta tecnologia não pode ser reproduzida em casa, pois envolve a dopagem de uma pastilha de silício, operação delicada, que só pode fazer-se, de forma controlada em equipamento próprio que só existe na indústria e nos laboratórios de investigação.

No entanto, existe um outro tipo de células fotovoltaicas, conhecidas genricamente por celulas de Graetzel ou "dye sensitised photocells". Estas células podem ser construídas em casa, desde que se disponha de um pedaço de vidro coberto com uma camada transparente mas condutora da electricidade - o chamado vidro ITO.

Comprando, ou "arranjando" um pouco desse vidro, a construção de uma célula de Graetzel é relativamente simples e até pode ser realizada por miúdos. O resto do material que é necessário é trivial:

dióxido de titânio (ou um pouco de pasta de dentes)
"sumo" de espinafres (ou de beterraba)
betadine (solução de "tintura de iodo")

uns clips, fita-cola e pouco mais. E funciona! :D

Encontrarás a receita em muitos sítios da net, e também já a coloquei algures por aqui. É tão simples que até saiu como tarefa prática da olimpíada europeia de ciência em 2008 (para alunos do 9º ano).

http://algol.fis.uc.pt/forum/euso/task_2.pdf
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor kanguru em Quinta Out 02, 2008 10:46 pm

bem jovem com esta eu nao esperava :o
vou ver o sait e verificar as facilidades para arranjar o material embora nao tenha pressa nenhuma em construir ja o painel mas fikei muito kuriso agora :confident:
ok entao brevemente dou-te noticias e obrigado :F
kanguru

Registado: Domingo Set 28, 2008 12:26 am

Mensagempor coelhinha111 em Terça Jun 09, 2009 2:14 pm

Boa tarde.

Eu sou uma jovem estudante na áera das energias renovaveis.
E estou neste momento a estagiar. Tenho como projecto de estágio fazer o projecto de como montar um painel na empresa, e qual o melhor sistema. Mas na net não encontro praticamente nada...

Gostava de saber se alguém me poderia ajudar. Alguém me fornece alguma informação sobre silicio amorfo ?! Ou sobre paineis fotovoltaicos?! Microcristalinos, ou policristalinos ?!

Aguardo resposta.

Com os melhores cumprimentos.
coelhinha111

Registado: Segunda Jun 08, 2009 3:42 pm

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes