Acelerómetro de rolha

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

Mensagempor jap em Quinta Jan 18, 2007 12:10 pm

Pedro,

Obrigado pelos teus vídeos! :D Ver para crer, não é verdade? :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Re:

Mensagempor RicardoCampos em Domingo Jan 16, 2011 2:36 pm

jap Escreveu:
Real Escreveu:Para resolver este problema basta pensar no seguinte clássico:

O Xavier leva um balão de Hélio para dentro do carro. O carro acelera. O balão vai para trás ou para a frente?

PS: o Xavier para resolver o problema tinha mesmo de fazer a experiência... tanto quanto sei ele só percebe de projécteis... :lol:

Diogo,

Não sei se sabes, mas este foi o problema que saiu em tempos num exame do 12º ano e que deu uma barraca danada - porque a resposta oficial estava errada! :shock:

E o pior é que, ao contrário do Xavier que acredita no valor de uma boa experiência, o pessoal do Ministério recusou a evidência experimental e teimou em manter a resposta errada como correcta :shock: . Até houve um professor cá da casa (eh, eh) que mandou o pessoal lá do Ministério construir um acelerómetro de rolha para o caso de não terem balões de hélio à mão :P. Não adiantou nada... :cry:

Eu sei que estou a reavivar um tópico para aí com 4 anos, mas.... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Anterior

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante