sensores de presença e animais

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

sensores de presença e animais

Mensagempor Nina Furnari em Domingo Jan 27, 2008 3:16 am

Pessoal, peço dicas para resolver um antigo problema de metodologia de um experimento meu...(adaptado de outros estudos alemães...). O experimento é de comportamento animal (minha área), e pretende verificar como ocorre a seleção de parceiros em porquinhos da índia e preás (não vale rir!). Tenho a idéia na cabeça e o aparato, mas a coisa não funcionou muito bem...Bom, tratam-se de três recintos, um central e dois adjacentes. Neste recinto central coloco uma fêmea no cio que irá escolher entre dois machos, os quais estão, cada um deles, nos recintos adjacentes. A fêmea pode entrar no recinto de um macho ou do outro por dois pequenos túneis, onde instalei um sensor de presença IR ligado a uma câmera e um vídeo Time Lapse. Desta forma, cada vez que a fêmea entra em um recinto de um macho, o sensor de barreira aciona um contador e o vídeo, fazendo com que a câmera que está sobre este recinto comece a gravar. O mesmo se dá do outro lado. Quando a fêmea adentra em seu recinto próprio, um outro sensor avisa que é para parar a gravação. Pois bem. Todo o sistema funciona! Agora vem o problema, que é muito mais prático e bobo, rsrsrs. Preciso evitar que os machos adentrem no recinto central da fêmea (seguindo-a, por exemplo), pois isto tiraria a chance da fêmea ter livre acesso aos machos sem interferências dos mesmos. Já tentei de tudo: colares "elizabetanos" nos machos que impedissem sua passagem pelo túnel, coleiras peitorais ou em uma das patinhas do macho, e por aí foi...Tudo que coloco neles ou machuca ou eles arrancam em minutos. Poderia existir algum sensor que acionasse a portinha diferencialmente para macho e fêmea? Algo que eu colocasse neles, pequeno? Ou qq outra solução???
Nina Furnari
gluão
gluão

Registado: Sábado Jan 26, 2008 1:32 am

Mensagempor hexphreak em Domingo Jan 27, 2008 2:03 pm

Talvez algo deste género funcione: etiqueta-se a fêmea com uma determinada cor, digamos cor-de-rosa. À entrada do seu recinto há uma câmara, ligada a software de reconhecimento de cor (que tem de estar bem calibrado, e cuidado para não variar as condições de iluminação), que quando detecta a cor numa vez ímpar (1ª, 3ª, 5ª... vezes), que significa uma saída da jaula, abre uma porta situada "uma fêmea" à frente. Quando detecta a cor numa vez par, uma entrada, fecha a porta.

Percebe-se melhor com um desenho :)

Imagem
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante