filmando com infravermelho - dúvidas

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

filmando com infravermelho - dúvidas

Mensagempor Nina Furnari em Sábado Jan 26, 2008 2:46 am

Pessoal, como sou novata aqui e não sou física, mas bióloga, vou colocar-lhes o meu problema...quem sabe possam me ajudar! Estou no doutorado estudando comportamento de um tipo de roedor sul-americano em uma ilha deserta aqui no Brasil. Acontece que tenho que observá-lo à noite mas não quero usar luz branca para isso, já que afetaria completamente o comportamento do coitado...Daí que pensei em usar lâmpadas ou leds de IR e uma câmera sensível ao IR (Sony com nighshot), já que usei esta técnica no mestrado em cativeiro e funcionou razoavelmente....O meu problema é que em campo aberto, a cerca de 8m dos animais, distância que fico para observá-los, o nighshot da câmera não é suficiente para enxergá-los. Daí pensei em duas idéias: iluminar a área com canhões pequenos de IR ou usar um mais potente, próximo a câmera, o qual eu usaria para "mirar" onde o animal aparecesse. Não sei o que é mais eficaz (se deixar a fonte de luz próximo à câmera ou próximo aos animais). Outra questão é que vi num tópico aqui que é possível alterar uma câmera para que ela enxergue o infravermelho....mas isto funcionaria num ambiente completamente sem luz visível, que é o meu caso? (apenas pelo calor emitido pelos corpos....?) Sei que a polícia usa uns equipamentos que "enxergam" o IR dos corpos? Isso poderia servir no meu caso?
Avatar do utilizador
Nina Furnari
gluão
gluão
 
Mensagens: 7
Registado: Sábado Jan 26, 2008 1:32 am

Re: filmando com infravermelho - dúvidas

Mensagempor jap em Domingo Jan 27, 2008 2:51 am

Nina Furnari Escreveu:(...)
Daí pensei em duas idéias: iluminar a área com canhões pequenos de IR ou usar um mais potente, próximo a câmera, o qual eu usaria para "mirar" onde o animal aparecesse. Não sei o que é mais eficaz (se deixar a fonte de luz próximo à câmera ou próximo aos animais). Outra questão é que vi num tópico aqui que é possível alterar uma câmera para que ela enxergue o infravermelho....mas isto funcionaria num ambiente completamente sem luz visível, que é o meu caso? (apenas pelo calor emitido pelos corpos....?) Sei que a polícia usa uns equipamentos que "enxergam" o IR dos corpos? Isso poderia servir no meu caso?


Olá! :D

Em relação à questão colocada, devo esclarecer que as câmaras nightshot, modificadas ou não, que têm um detector CCD, só são sensíveis a uma pequena parte do espectro de infravermelho (IR) - o calor emitido pelos corpos praticamente não é detectado por estes sensores. Por esta razão é necessário iluminar a zona a filmar com luz infravermelha, porque a câmara só vai filmar a radiação reflectida pelos objectos iluminados. Para o efeito usa-se, habitualmente, umas lâmpadas de LED de IR. Estes LED's emitem em comprimento de onda adequado para os CCDs. É mais eficiente ter a fonte de IR (os LEDS) próximo dos objectos a filmar e não da câmara! :wink:

As câmaras que detectam directamente o IR emitido pelo "calor dos corpos" são de uma tecnologia diferente (não são CCDs mas câmaras que usam uns materias semicondutores especiais) e são muito mais caras. Estes câmaras funcionam no escuro, a nightshot, apesar do seu nome, não! :?

Se ler a nossa thread sobre como modificar uma câmara vulgar para a transformar numa câmara IR tem lá este assunto discutido com algum pormenor.

Espero ter ajudado!
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
Avatar do utilizador
jap
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 6805
Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm
Localização: Univ. de Coimbra

Mensagempor Nina Furnari em Domingo Jan 27, 2008 3:01 am

Obrigada pelos esclarecimentos, prof. Paixão! Acho que vou prosseguir os testes com os canhões de leds de IR que já possuo e talvez adquirir mais um para reforçar a iluminação....ao invés de mexer na câmera, o que seria mais complicado, pois é uma boa câmera, hehehe. Ah, e já que o pessoal possui tão boas idéias aqui, vou postar em outro tópico um outro experimento com animais que fiz e que nunca deu muito certo (quanto à parte metodológica...quem sabe consigo resolvê-lo aqui!)

Abraços!
Avatar do utilizador
Nina Furnari
gluão
gluão
 
Mensagens: 7
Registado: Sábado Jan 26, 2008 1:32 am


Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron