filmando com infravermelho - dúvidas

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

filmando com infravermelho - dúvidas

Mensagempor Nina Furnari em Sábado Jan 26, 2008 2:46 am

Pessoal, como sou novata aqui e não sou física, mas bióloga, vou colocar-lhes o meu problema...quem sabe possam me ajudar! Estou no doutorado estudando comportamento de um tipo de roedor sul-americano em uma ilha deserta aqui no Brasil. Acontece que tenho que observá-lo à noite mas não quero usar luz branca para isso, já que afetaria completamente o comportamento do coitado...Daí que pensei em usar lâmpadas ou leds de IR e uma câmera sensível ao IR (Sony com nighshot), já que usei esta técnica no mestrado em cativeiro e funcionou razoavelmente....O meu problema é que em campo aberto, a cerca de 8m dos animais, distância que fico para observá-los, o nighshot da câmera não é suficiente para enxergá-los. Daí pensei em duas idéias: iluminar a área com canhões pequenos de IR ou usar um mais potente, próximo a câmera, o qual eu usaria para "mirar" onde o animal aparecesse. Não sei o que é mais eficaz (se deixar a fonte de luz próximo à câmera ou próximo aos animais). Outra questão é que vi num tópico aqui que é possível alterar uma câmera para que ela enxergue o infravermelho....mas isto funcionaria num ambiente completamente sem luz visível, que é o meu caso? (apenas pelo calor emitido pelos corpos....?) Sei que a polícia usa uns equipamentos que "enxergam" o IR dos corpos? Isso poderia servir no meu caso?
Nina Furnari
gluão
gluão

Registado: Sábado Jan 26, 2008 1:32 am

Re: filmando com infravermelho - dúvidas

Mensagempor jap em Domingo Jan 27, 2008 2:51 am

Nina Furnari Escreveu:(...)
Daí pensei em duas idéias: iluminar a área com canhões pequenos de IR ou usar um mais potente, próximo a câmera, o qual eu usaria para "mirar" onde o animal aparecesse. Não sei o que é mais eficaz (se deixar a fonte de luz próximo à câmera ou próximo aos animais). Outra questão é que vi num tópico aqui que é possível alterar uma câmera para que ela enxergue o infravermelho....mas isto funcionaria num ambiente completamente sem luz visível, que é o meu caso? (apenas pelo calor emitido pelos corpos....?) Sei que a polícia usa uns equipamentos que "enxergam" o IR dos corpos? Isso poderia servir no meu caso?

Olá! :D

Em relação à questão colocada, devo esclarecer que as câmaras nightshot, modificadas ou não, que têm um detector CCD, só são sensíveis a uma pequena parte do espectro de infravermelho (IR) - o calor emitido pelos corpos praticamente não é detectado por estes sensores. Por esta razão é necessário iluminar a zona a filmar com luz infravermelha, porque a câmara só vai filmar a radiação reflectida pelos objectos iluminados. Para o efeito usa-se, habitualmente, umas lâmpadas de LED de IR. Estes LED's emitem em comprimento de onda adequado para os CCDs. É mais eficiente ter a fonte de IR (os LEDS) próximo dos objectos a filmar e não da câmara! :wink:

As câmaras que detectam directamente o IR emitido pelo "calor dos corpos" são de uma tecnologia diferente (não são CCDs mas câmaras que usam uns materias semicondutores especiais) e são muito mais caras. Estes câmaras funcionam no escuro, a nightshot, apesar do seu nome, não! :?

Se ler a nossa thread sobre como modificar uma câmara vulgar para a transformar numa câmara IR tem lá este assunto discutido com algum pormenor.

Espero ter ajudado!
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Nina Furnari em Domingo Jan 27, 2008 3:01 am

Obrigada pelos esclarecimentos, prof. Paixão! Acho que vou prosseguir os testes com os canhões de leds de IR que já possuo e talvez adquirir mais um para reforçar a iluminação....ao invés de mexer na câmera, o que seria mais complicado, pois é uma boa câmera, hehehe. Ah, e já que o pessoal possui tão boas idéias aqui, vou postar em outro tópico um outro experimento com animais que fiz e que nunca deu muito certo (quanto à parte metodológica...quem sabe consigo resolvê-lo aqui!)

Abraços!
Nina Furnari
gluão
gluão

Registado: Sábado Jan 26, 2008 1:32 am

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante