Powerball

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Quarta Dez 12, 2007 11:11 pm

ahhh tão o professor que compre 2 e fica já com um presente para oferecer :D

mas agora fora de brincadeira... já ouvi falar muito bem daquilo embora ainda assim me deixe muitas duvida... aquilo parece fazer muita força sobre os tendões do antebraço... não me cheira... o nosso braço não foi feito para movimentos tão bruscos mas parece ser um brinquedo engraçado...

aquilo é um giroscópio desequilibrado não é? não tem o centro de massa directamente sobre o eixo de rotação... tá ligeiramente deslocado não é? pelo menos é o que parece...
"My goal is simple. It is a complete understanding of the universe, why it is as it is and why it exists at all."
Hawking
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor fnog em Quarta Dez 12, 2007 11:32 pm

jap Escreveu:Não, isso de musculação é com o fnog

Mas não por causa da praia ... :oops: .... estou a pensar fazer uns cursos de Verão no próximo ano... :roll:
Fernando Nogueira
(Comissão Nacional das Olimpíadas)
fnog
Co-Administrator
Co-Administrator

Registado: Sexta Nov 10, 2006 7:47 am

Mensagempor FF em Quinta Dez 13, 2007 12:28 pm

Tenho uma lá em casa - o meu filho, que joga ténis, usa-a para manter os pulsos em forma. Mas não tem computador!
Mas ontem encontrei um colega como uma ainda mais espantosa - deve ter um gerador interno e LEDs pois parece uma bola de luz.
Vou ver se arranjo uma fotografia.
Francisco Fraga
Departamento de Física da FCTUC
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Mensagempor Ivo_Timóteo em Quinta Dez 13, 2007 3:48 pm

MiguelReisOrcinha Escreveu:20k http://www.youtube.com/watch?v=LQPESY-pndw

Este record é como que a prova de resistência da powerball... é o número de rotações em 90s... O das 16k é o da velocidade máxima.

Sim, eu sou um dos olímpicos que tem uma :D e é das mais baratas possível, sem leds, sem giroscópios especiais, sem contador de rotações e ficou-me por algo como 19.50€... Aliás, levei para a Argentina e aproveitei para mostrar aos professores e aos outros olímpicos porque ela tem uns comportamentos engraçados!

Quanto à finalidade dela, julgo que treina mais a resistência muscular do que força pura... É bastante complicado mantê-la em altas rotações porque para além de nos querer saltar da mão (literalmente), tem que se estar sempre a fornecer energia para ela não abrandar... De resto, acho que é uma boa ferramenta para treinar dedos e antebraços (principalmente dedos, importantíssimos na escalada e muito difíceis de treinar isoladamente). No entanto, não creio que seja um bodybuilder por excelência.

Já agora e para prolongar este OT, o melhor instrumento de exercício, em termos de desenvolvimento muscular, é sem dúvida o vosso corpo! Experimentem trabalhar apenas com o peso do vosso corpo e (agora entra a parte de física experimental) tentem reduzir o mais que puderem os efeitos de alavanca, de resalto, aumentar o braço da força (F_g), brincar com os momentos angulares... (porque é que é mais díficil fazer flexões de braços com as pernas esticadas em vez de com os joelhos no chão?)

MiguelReisOrcinha Escreveu:aquilo é um giroscópio desequilibrado não é? não tem o centro de massa directamente sobre o eixo de rotação... tá ligeiramente deslocado não é? pelo menos é o que parece...

A mim não me parece desiquilibrado mas uma coisa é certa, forneces-lhe energia ao "contrariares de forma positiva" o seu movimento normal, ou seja, ao moveres o eixo de rotação um pouco mais rápido do que ele faria àquela velocidade mas sem exagerar. Claro que depois acabas por encontrar uma forma de a acelerar um pouco mais rapidamente aproveitando o atrito... Sim, não é perfeita! :D

De resto, sou capaz de fazer um vídeo caseiro para vos mostrar umas brincadeiras com a PowerBall :D
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 7:25 pm

Mensagempor hexphreak em Quinta Dez 13, 2007 5:36 pm

Tradução liberal e adaptada da Wikipedia:

Wikipedia Escreveu:O eixo do giroscópio na Powerball está fixo à massa rotativa e apoia-se numa pequena ranhura dentro do aparelho. Este cobre quase completamente o giroscópio excepto uma abertura circular onde se inicia manualmente o funcionamento. Uma vez iniciado, inclinar a Powerball provoca a precessão do giroscópio, com o seu eixo a deslizar circularmente pela ranhura. Esta é ligeiramente mais larga que o eixo, e a acção evasiva em direcção à força externa aplicada faz com que uma ponta do eixo pressione a borda superior da ranhura, enquanto que a outra ponta pressiona a borda inferior. Enquanto desliza, a fricção entre o eixo e as bordas acelera ou trava o giroscópio em rotação, atingindo o seu efeito máximo quando o eixo começa a rolar.

Podem encontrar mais informações sobre giroscópios nos sites que o Prof. apontou na thread da imagem da semana :D (este e este)
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor RicardoCampos em Quinta Dez 13, 2007 6:34 pm

Sim, eu sou um dos olímpicos que tem uma e é das mais baratas possível, sem leds, sem giroscópios especiais, sem contador de rotações e ficou-me por algo como 19.50€... Aliás, levei para a Argentina e aproveitei para mostrar aos professores e aos outros olímpicos porque ela tem uns comportamentos engraçados!

Como arranjaste?
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor fnbrandao em Quinta Dez 13, 2007 6:58 pm

Eu tenho uma emprestada em casa. Mas a utilização pra mim serve mais para fortalecer o pulso e dedos, para aumentar a estabilidade em eventuais situações de cirurgia, caso venha a escolher uma especialidade assim (também ja fiz tricot e costumo andar com aquelas bolas chinesas para aumentar a destreza digital :lol:).

Quero só acrescentar um facto (que me parece não ter sido ainda referido) que é o de este ser o objecto que maior frequência atinge movido somente por propulsão humana.
Francisco Norton Brandão, IPhO 2004
fnbrandao
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Fev 25, 2007 10:43 pm

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Quinta Dez 13, 2007 7:46 pm

FF Escreveu:Tenho uma lá em casa - o meu filho, que joga ténis, usa-a para manter os pulsos em forma. Mas não tem computador!
Mas ontem encontrei um colega como uma ainda mais espantosa - deve ter um gerador interno e LEDs pois parece uma bola de luz.
Vou ver se arranjo uma fotografia.

pois eu não confio muito nisso... prefiro andar a apertar uma bola com a mao... não é muito sofisticado mas o efeito é o mesmo :)
"My goal is simple. It is a complete understanding of the universe, why it is as it is and why it exists at all."
Hawking
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor jap em Quinta Dez 13, 2007 7:54 pm

Ivo_Timóteo Escreveu:
(...)
De resto, sou capaz de fazer um vídeo caseiro para vos mostrar umas brincadeiras com a PowerBall :D

Sim, please! :D
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor jap em Quinta Dez 13, 2007 7:55 pm

Ivo_Timóteo Escreveu:
(...)

Seria mais um para o big tema d'"as bolas do Ivo"! :lol:
última vez editado por jap s Quinta Dez 13, 2007 7:58 pm, editado 2 vezes no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Quinta Dez 13, 2007 7:56 pm

jap Escreveu:
Ivo_Timóteo Escreveu:
(...)

Seria mais um para o big tema d'"as bolas do Ivo"! :lol:
Será que bolas merece uma entrada no glossário? do Ivo, super, ora bolas, etc? :roll:
última vez editado por jap s Quinta Dez 13, 2007 7:59 pm, editado 1 vez no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor hexphreak em Quinta Dez 13, 2007 7:58 pm

Consideremos uma vaca esférica... :lol: Sim, bolas seria uma boa entrada!
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor José Ribeiro em Sexta Dez 14, 2007 7:03 pm

jap Escreveu:
MiguelReisOrcinha Escreveu:o professor a cuidar do físico... assim é que é!!!

até no inverno se tem que manter a forma... mais não seja a do braço... :D

o professor já está a trabalhar para ir para a praia? 8)

Não, isso de musculação é com o fnog - eu, um "peixinho" nato, prefiro a natação que pratico regularmente. :D

Mas gostava de ter uma powerball para mostrar nas sessões quarkianas, desmanchar (claro!) e explicar a física.... :wink:

A minha stora emprestou-nos (a mim e ao Igor) uma powerball para vermos como funciona. Se quiser podemos levá-la às sessões de preparação :)

Quanto ao modo como funciona penso que deve ter a ver com a conservação do momento angular :roll: dos rotores que giram sobre dois eixos perpendiculares.
Faz lembrar aquele truque de alguém estar sentado num banco com uma roda de bicicleta na mão no plano vertical, incliná-la um pouco na horizontal, e surge uma força "estranha" :shock:
última vez editado por José Ribeiro s Terça Fev 19, 2008 7:20 pm, editado 1 vez no total
José Ribeiro (OIbF 08' Morelia - México)
José Ribeiro
gluão
gluão

Registado: Terça Abr 10, 2007 4:06 pm

Mensagempor jap em Sexta Dez 14, 2007 7:25 pm

José Ribeiro Escreveu:
(...)
A minha stora emprestou-nos (a mim e ao Igor) uma powerball para vermos como funciona. Se quiser podemos levá-la às sessões de preparação :)

Quanto ao modo como funciona penso que deve ter a ver com a conservação do momento angular :roll: dos rotores que giram sobre dois eixos perpendiculares.
Faz lembrar aquele truque de alguém estar sentado num banco com uma roda de bicicleta na mão no plano vertical, incliná-la um pouco na horizontal, e surge uma força "estranha" :shock:

Obrigado, Zé!

Sim, tem a ver com a variação do momento angular devido às forças que actuam sobre o rotor, algo também com o exemplo que indicaste. :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Ivo_Timóteo em Sábado Dez 15, 2007 12:10 am

Peço desculpa aos quarkianos mas o vídeo já foi feito ontem mas ainda está por editar... E como cerca de 100s ocupam cerca de 150 Mb (um pouco mais) não é razoável tentar fazer o upload... Assim que o MovieMaker se volte a portar bem (vá lá, zanguem-se comigo que desde que apareçam alternativas eu não me importo) eu tento postar... Por hoje, vou estudar!
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 7:25 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante