Aquecimento indutivo

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

Aquecimento indutivo

Mensagempor hexphreak em Sábado Dez 08, 2007 1:29 am

Mais experiências - perigosas :twisted: - com alta tensão!

Vídeo 1
Vídeo 2

E a explicação.

Há mais experiências do género nesta página, mas são mesmo perigosas para quem não tem as devidas precauções e equipamento apropriado! :? É muito giro de ver no YT, ainda mais de fazer num laboratório certificado e com acompanhamento - mas nunca em casa (embora eu não ache que sejam suficientemente malucos para isso, mas bem...). O valor ainda é mais didáctico, podemos fazer todo o tipo de problemas eléctricos a partir destas experiências (isto é um convite, Prof. :wink:).
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor jap em Sábado Dez 08, 2007 1:35 am

Tivémos cá no Dept. de Física da UC um forno de indução igual a este para crescimento de cristais intermetálicos pelo método de Czochralski - de momento este forno está desactivado, mas ainda vos posso mostrar as bobinas de indução... :D

A fusão dos metais, ao vivo é lindíssima! :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor FF em Sábado Dez 08, 2007 1:47 am

Hoje me dia podem comprar fogões de cozinha equipados com placas de indução - utilizam o mesmo princípio que os fornos de indução. São muito seguros pois não há perigo de nos queimarmos, pois não têm partes quentes. Mas têm de ser utilizados com tachos e panelas com fundo ferroso senão não aquecem. Sabem porquê?
Francisco Fraga
Departamento de Física da FCTUC
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Mensagempor hexphreak em Sábado Dez 08, 2007 1:48 am

Porque senão não há condução? :roll:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Sábado Dez 08, 2007 12:20 pm

perguntei ao Doutor Wikipédia e ele respondeu ferromagnetismo e o facto de o ferro após ter tido contacto com um campo magnético fica magnetizado e consegue manter-se assim durante um período depois de o campo magnetico se ter afastado...

ele teve ainda a generosidade de me informar ainda que o ferro tem um ponto de curie altíssimo (769,85ºC) e que essa temperatura nunca é alcançada nos fogões e fornos caseiros, de maneira que nunca perde as suas características ferromagnéticas após um uso intensivo em casa...

agora só tenho uma perguntinha... o aquecimento só se dá porque o metal a aquecer está isolado electricamente não é? porque senão conduzia a electricidade sem oferecer grande resistência, pelo menos não a suficiente para aquecer tanto assim... estou a pensar bem?
"My goal is simple. It is a complete understanding of the universe, why it is as it is and why it exists at all."
Hawking
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor hexphreak em Sábado Dez 08, 2007 1:28 pm

MiguelReisOrcinha Escreveu:agora só tenho uma perguntinha... o aquecimento só se dá porque o metal a aquecer está isolado electricamente não é? porque senão conduzia a electricidade sem oferecer grande resistência, pelo menos não a suficiente para aquecer tanto assim... estou a pensar bem?

O que está a acontecer não é que uma corrente passe pelo metal: o campo magnético gerado pela bobina, que está em movimento (corrente alternada), induz as chamadas correntes de Foucault dentro do próprio condutor, um fenómeno muito curioso :) (Não tinha a certeza se já tinhas percebido esta parte)

Se o metal não estiver isolado electricamente, há a possibilidade de que as correntes de Foucault se propaguem ao resto do sistema - todos os condutores em contacto. Mas, nesse caso, não é certo que a resistência diminua: o resto do sistema também tem a sua própria resistência. E também depende se está tudo no interior do campo magnético ou se há alguma parte de fora, por causa da indução. O que posso ver a acontecer é demorar mais tempo a aquecer o metal :roll:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes