Motores de Stirling

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

Mensagempor FF em Segunda Nov 19, 2007 5:01 pm

Para ficarem mais livres para pensar na construção da vossa máquina de Sterling aqui vai a explicação da relação entre o peixe aranha e o relógio Atmos.

O relógio Atmos vai buscar a energia necessária ao seu movimento à variação da temperatura do ar (atmosfera - daí vem o seu nome). Para isso utiliza uma câmara em forma de acordeão cheia de uma mistura de líquido e gás de cloreto de etilo, pois este tem um coeficiente de expansão térmica elevado. A expansão e contracção desta câmara é que vai "dar corda" ao relógio.

Ora o spray de cloreto de etilo é o anestesiante que é utilizado nas picadas do peixe aranha : pulçveriza-se na zona da picada e quando se evapora arrefece a zona, anestesiando-a.

Com já fui picado por um destes pouco simpáticos peixes, não consigo deixar de pensar neles sempre que vejo um relógio da Atmos!
Francisco Fraga
Departamento de Física da FCTUC
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Mensagempor jap em Segunda Nov 19, 2007 11:37 pm

Um líquido semelhante, dicloreto de metilo, \rm CH_2Cl_2, é usado, pelas mesmas razões, no "pássaro bebedor", uma outra fascinante máquina de "movimento perpétuo" que tanto fascinou os profs Manuel e Carlos Fiolhais aqui do Dept. de Física da Universidade de Coimbra que até escreveram um (muito) sério artigo científico sobre este assunto! :shock:

A Física do "drinking bird" no American Journal of Physics

Imagem

Quem disse que a Física não é divertida? :lol:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor pretomix em Quinta Ago 07, 2008 1:58 pm

olá,

Boas a todos :D

Eu tenho uma duvida: no motor de stirling usando palha de aço pelo que parece é muito mais simples que os outros, é apenas usado um tubo de ensaio com palha de aço no fundo para que possa dissipar o calor para o meio, para permitir o pistão vir para a esquerda, é também usado um pistão que veda devidamente a fim de evitar perdas de ar, talvez o uso de óleo ou uma massa qualquer ajude a combater o atrito e a vedar e o pistão liga-se a uma roda que irá funcionar como nos motores de explosão.

é só isso certo não tem mais nenhum sistema?

é menos eficiente do que os alfa e beta?

quais são os melhores permutador de calor?

não seria mais eficaz no fundo do tubo em vez de palha de aço usar uma espécie de radiador que tivesse grande superficie de contacto com o ar dentro do tubo e com o ar do ambiente????

obrigado :wink:
pretomix
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Ago 15, 2007 6:12 pm

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Sexta Ago 08, 2008 12:46 pm

http://www.ent.ohiou.edu/~urieli/stirling/me422.html

é um site bastante completo até porque foi feito por um professor que dá aulas sobre o motor de stirling... há mesmo um curso...
"My goal is simple. It is a complete understanding of the universe, why it is as it is and why it exists at all."
Hawking
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor pretomix em Sexta Ago 08, 2008 8:56 pm

sim obrigado

tem muitas coisas interessantes

:lol:
pretomix
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Ago 15, 2007 6:12 pm

Re: Motores de Stirling

Mensagempor princef em Domingo Nov 01, 2009 1:49 pm

Escolhi também para projecto no ambito da disciplina de area projecto, desenvolver um motor stirling, gostava de saber se acham bem tentar um do genero deste (http://ciencia.hsw.uol.com.br/motores-stirling2.htm) ou aconselham outro "formato". se me puderam ajudar, com dicas, materiais, agradecia imenso, pois os conhecimentos nao sao muitos! muito obrigada,
Cumprimentos
princef
gluão
gluão

Registado: Quinta Out 29, 2009 7:56 pm

Mensagempor jap em Domingo Nov 01, 2009 3:10 pm

Olá,

Sim, esses motrores de Stirling funcionam bem (temoas alguns exemplares aqui no DF da UC), mas compram-se já "feitos" e o que é mesmo interessante é projectar e construir um. A tua escola é aqui da região de Coimbra? Nós vamos assessorar algumas escolas que têm grupos de área projecto com o tema de motores de stirling. Talvez vocês possam juntar-se ao grupo. Anyway, há motores de stirling vendidos em peças que podem ser montados e adaptados por vocês - é divertido! :D
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor princef em Quarta Nov 04, 2009 10:00 am

pois, infelizmente nao, somos nortenhos, e estamos com alguma dificuldade em comecar! agradecia mesmo algumas indicaçoes, o que acham que deve ser feito primeiramente, a nivel de materiais a arranjar, por aí...
agradeco colaboraçao, obrigada
cumprimentos
princef
gluão
gluão

Mensagempor jap em Quarta Nov 04, 2009 10:34 pm

Para começar, adquirir e montar um kit destes é uma boa ideia:

http://www.grand-illusions.com/acatalog/Stirling_Engine_Kit.html

Depois de montar e perceber como ele funcionar é mais fácil desenvolver um motor adaptado aos vossos interesses e "personalizado". :D
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor princef em Quarta Nov 11, 2009 9:22 am

Muito obrigada pelo conselho! para o caso de tentarmos construir o nosso motor stirling, do genero do conhecido "laminar flow", q materiais iriamos precisar? tenho duvida principalmente, na parte da camara e da membrana, se me puder ajudar, agradecia. Cumprimentos
princef
gluão
gluão

Mensagempor jap em Quarta Nov 11, 2009 9:08 pm

Eu comprei o Kit acima que chegou agora às minhas mãos. Quando começar a montá-lo darei aqui pormenores... e colocarei umas fotos/vídeos. :wink:
Também vou ver se descubro de que materiais é feito o êmbolo e a membrana... :roll:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor princef em Quarta Dez 02, 2009 9:50 am

e entaõ, novidades?
princef
gluão
gluão

Mensagempor jap em Quarta Dez 02, 2009 11:06 pm

Lamento, mas não tenho tido oportunidade de meter mãos à obra. Talvez na próxima semana...no feriado... :roll:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Anterior

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes