Levitação magnética

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

Mensagempor jap em Quinta Nov 15, 2007 11:17 pm

PedrO Escreveu:
(...)
o azoto liquido está a uma temperatura extremamente baixa, mas no entanto manejam-no com uma facilidade...até pingos ás vezes caiem nas mãos de quem está a fazer a experiência.

isto simplesmente não me entra na cabeça...

É fácil de explicar, Pedro! :D:

O azoto líquido, que está, de facto, a uma temperatura extremamente baixa, tem um calor de evaporação baixo, pelo que se cairem algumas gotas de azoto nas tuas mãos não deves entrar em pânico - elas "roubarão" uma quantidade ínfima de energia à tua pele e evaporarão, rapidamente, sem deixar grandes rastos ou marcas. :lol:

Mas atenção! Isto não quer dizer que o azoto líquido não seja perigoso! :evil:

De facto é, pois imagina que alguém coloca a mão dentro de um reservatório com azoto liquido, ou que cai, acidentalmente, uma quantidade razoável de azoto sobre uma pessoa. Nesse caso, estando em contacto com um "banho" térmico com grande capacidade de "sorver" energia, bastarão alguns segundos para provocar danos irreversíveis - estilo "queimaduras" de frio. E o pior são os salpicos para os olhos, pelo que se deverão usar sempre óculos protectores quando se manipulam líquidos criogénicos. E luvas de protecção, já agora. :wink:
última vez editado por jap s Sexta Nov 16, 2007 10:03 pm, editado 1 vez no total
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Zé Teixeira em Sexta Nov 16, 2007 8:39 pm

hexphreak Escreveu:Ou não fôssemos eu e o meu pai compradores incondicionais dos livros dele :wink: Já estou a olhar de soslaio para o livro de Álgebra Linear na estante...

Alguns de nós tiveram a sorte de o ter como professor de Álgebra Linear... :wink: as aulas dele são sem qualquer dúvida as melhores aulas que já tive :)
Zé Teixeira
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 18, 2006 9:33 pm

Mensagempor jap em Quarta Jan 16, 2008 4:42 pm

Um pequeno maglev filmado hoje no Dept. de Física da UC - vamos andar a mostrar isto ao "povo" no Centro Comercial Dolce Vita nos dias 24, 25 e 26 de Janeiro.

Esperemos que chame a atenção para as "maravilhas da Física":

Maglev
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor hexphreak em Quarta Jan 16, 2008 4:46 pm

Está muito bem filmado :yes Mas porque é que as carruagens voltam para trás duas vezes? :roll:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor manuelmarque em Quarta Jan 16, 2008 4:48 pm

jap Escreveu:Um pequeno maglev filmado hoje no Dept. de Física da UC - vamos andar a mostrar isto ao "povo" no Centro Comercial Dolce Vita nos dias 24, 25 e 26 de Janeiro.

Esperemos que chame a atenção para as "maravilhas da Física":

Maglev

Sim, está muito bom! :D
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor LMello em Sexta Jul 11, 2008 12:06 am

FANTÁSTICO! Eu fico feliz se um dia tiver um magnetrão para brincar e impressionar a malta! :-)

Dúvida: Este fenómeno da levitação será que tem a ver com a polaridade dos corpos, ou seja, temos dois corpos com cargas iguais, o que os obriga a estar físicamente separados???

p.s:Provavelmente esta minha hipótese será demasiado simplista para um fenómeno tão maravilhoso!
LMello
gluão
gluão

Registado: Segunda Jul 07, 2008 10:49 pm

Mensagempor jap em Sexta Jul 11, 2008 12:14 am

LMello Escreveu:FANTÁSTICO! Eu fico feliz se um dia tiver um magnetrão para brincar e impressionar a malta! :-)

Dúvida: Este fenómeno da levitação será que tem a ver com a polaridade dos corpos, ou seja, temos dois corpos com cargas iguais, o que os obriga a estar físicamente separados???

p.s:Provavelmente esta minha hipótese será demasiado simplista para um fenómeno tão maravilhoso!

O fenómeno da levitação magnética no maglev baseia-se no efeito Meissner que ocorre nos supercondutores - não se trata de uma repulsão de cargas de sinais opostos, é um fenómeno que resulta da formação de correntes eléctricas não dissipativas (supercorrentes) à superfície do material supercondutor que "repelem" as linhas de campo magnético.
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor LMello em Quarta Jul 16, 2008 12:50 pm

O fenómeno da levitação magnética no maglev baseia-se no efeito Meissner que ocorre nos supercondutores - não se trata de uma repulsão de cargas de sinais opostos, é um fenómeno que resulta da formação de correntes eléctricas não dissipativas (supercorrentes) à superfície do material supercondutor que "repelem" as linhas de campo magnético.[/quote]

Muito obrigado pela explicação José António! Fiquei esclarecido! :wink:
Abraço!
LMello
gluão
gluão

Mensagempor LMello em Domingo Jul 27, 2008 11:28 pm

Já agora, apetece fazer um pequeno comentário em relação a uma das aplicações tecnológicas/industriais deste fenómeno da Física!
Enquanto os Japoneses já recorrem a este principio para aplicação nos seus comboios de alta velocidade, nos por cá ainda estamos a discutir a adopção de um avançado TGV (na nossa perspectiva), mas que no Japão já está completamente obsoleto (acho)! :?
LMello
gluão
gluão

Mensagempor DDC em Domingo Jul 27, 2008 11:58 pm

LMello Escreveu:Já agora, apetece fazer um pequeno comentário em relação a uma das aplicações tecnológicas/industriais deste fenómeno da Física!
Enquanto os Japoneses já recorrem a este principio para aplicação nos seus comboios de alta velocidade, nos por cá ainda estamos a discutir a adopção de um avançado TGV (na nossa perspectiva), mas que no Japão já está completamente obsoleto (acho)! :?

Isso é normal. Portugal não tem as verbas que tem o Japão. Nem se quer aposta assim tanto no desenvolvimento cientifico. É preciso mudar muita coisa em Portugal, começando pela mentalidade das pessoas que ainda vêem a investigação cientifica com maus olhos. :(
DDC
gluão
gluão

Registado: Sábado Jul 26, 2008 10:55 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Segunda Jul 28, 2008 10:34 am

Concordo contigo, David, e provavelmente nem será só a questão das verbas, Portugal podia era talvez dar mais enfase ou agregar-se a projectos internacionais no âmbito das ciências para mudarem a sua mentalidade como tu bem disseste :wink: , depois creio que o resto (verbas, ideias, concretização de proectos) viria por si só e nessa altura o país estaria preparado para tirar o maior proveito disso :roll:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Anterior

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante