O canhão de Gauss

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

O canhão de Gauss

Mensagempor jap em Sexta Nov 09, 2007 11:49 pm

Não sabia que o Gauss se dedicava à balística... :lol:

Conhecem o Canhão de Guass? :shock:

É muito fácil de realizar esta experiência, só precisam de arranjar umas esferas de aço, uma calha de plástico e uns ímanes potentes, de neodímio. :D

Canhão gaussiano duplo

Canhão gaussiano múltiplo

Este é um espanto!

Desafio:

Quem é que me explica o princípio física do funcionamento deste canhão?

:P
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor hexphreak em Sábado Nov 10, 2007 12:02 am

Eu conhecia também a versão mais sofisticada, electromagnética. Por acaso o Prof. não sabe onde se arranjam os ímans de neocádmio?

O princípio é semelhante ao do pêndulo de Newton, que tão simpaticamente "pendula" para nós esta semana, mas com o magnetismo acrescentado: a primeira esfera é atraída para o íman com uma certa energia cinética, que é transferida à última esfera do arranjo. Essa esfera possui esta energia cinética mas também é atraída para o próximo íman, e consecutivamente até à última esfera de todas que já leva uma energia cinética (aproximadamente) igual ao número de ímans multiplicado pela energia inicial.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor jap em Sábado Nov 10, 2007 12:09 am

hexphreak Escreveu:Eu conhecia também a versão mais sofisticada, electromagnética. Por acaso o Prof. não sabe onde se arranjam os ímans de neocádmio?
(...)

Não é neocádmio, é neodímio (um elemento da família dos lantanídeos). :lol:

Estes ímans podem comprar-se em lojas especializadas, ou mesmo na internet. No entanto a maneira mais fácil de arranjar estes ímans é "canibalizar" discos duros avariados - existem lá dentro ímanes deste género :wink:

hexphreak Escreveu:Eu conhecia também a versão mais sofisticada, electromagnética. Por acaso o Prof. não sabe onde se arranjam os ímans de neocádmio?

O princípio é semelhante ao do pêndulo de Newton, que tão simpaticamente "pendula" para nós esta semana, mas com o magnetismo acrescentado: a primeira esfera é atraída para o íman com uma certa energia cinética, que é transferida à última esfera do arranjo. Essa esfera possui esta energia cinética mas também é atraída para o próximo íman, e consecutivamente até à última esfera de todas que já leva uma energia cinética (aproximadamente) igual ao número de ímans multiplicado pela energia inicial.

Sim, tem semelhanças com o pêndulo de Newton! Tens de olhar também para a conservação da quantidade de movimento - o truque reside também aí! :D
última vez editado por jap s Sábado Nov 10, 2007 12:39 am, editado 1 vez no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor hexphreak em Sábado Nov 10, 2007 12:27 am

jap Escreveu:Não é neocádmio, é neodímio (um elemento da família dos lantanídeos). :lol:

Oops :oops: Realmente neocádmio parecia-me esquisito... Obrigado pela dica, tenho um disco avariado por aqui que já posso usar :D

jap Escreveu:Sim, tem semelhanças com o pêndulo de Newton! Tens de olhar também para a conservação da quantidade de movimento - o truque reside também aí! :D

Ah claro, afinal de contas a conservação da quantidade de movimento e de energia são os princípios demonstrados pelo pêndulo de Newton.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor FF em Sábado Nov 10, 2007 5:49 pm

Cuidado com os imanes muito potentes. Estes imanes são feitos de ligas cerâmicas que têm tendência a lascar quando sujeitos a choques. A brincar com dois magnetes circulares de neodímio de cerca de 2 cm de diâmetro aconteceu-me o inevitável: a certa altura um deles escapou-me e foram atraídos um contra o outro com violência. Um partiu-se (ainda por cima eram emprestados) e lançou uma lasca pontiaguda com cerca de 5 mm que me fez uma bela ferida na testa. Se apanhava um olho teria sido terrível!
Comprem uns óculos de protecção para estas experiências - os mais baratos de plástico das lojas chinesas são adequados. Os óculos normais não são suficentes - não cobrem completamente o olho.
Para avaliarem melhor a situação - quem sabe com que potência da distância varia a força entre dois imanes?
Francisco Fraga
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Mensagempor jap em Sábado Nov 10, 2007 6:41 pm

De facto, é preciso ter algum cuidado com estes ímans, porque eles facilmente escapam ao nosso controlo indo estatelar-se contra algum objecto metálico nas redondezas, podendo provocar acidentes. :?

São muito quebradiços e oxidáveis, por isso estão normalmente cobertos de uma fina película metálica (de aspecto prateado ou dourado) ou, mais raramente, encapsulados em plástico. Se a capa protectora for destruída, o vosso íman rapidamente começará a "lascar" e a "desfazer-se" em pó. Por isso, tratem-nos com cuidado! É uma excelente ideia proteger os vossos olhos com uns óculos de protecção, e não se esqueçam que não podem aproximar estes ímans de cartões de crédito com faixas magnéticas... não os coloquem perto de carteiras! :D

A wikipedia tem uma boa página sobre os [url=http://en.wikipedia.org/wiki/Neodymium_magnet]Ímanes "neo".
[/url]
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor manuelmarque em Sábado Nov 10, 2007 6:45 pm

FF Escreveu:(...)
Para avaliarem melhor a situação - quem sabe com que potência da distância varia a força entre dois imanes?

Hehehe... isso faz-me lembrar uma certa prova experimental de uma certa prova de selecção... :lol:

Realmente, é uma experiência engraçada! :) Vou ver se olho um pouco para a sua explicação física...
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Sábado Nov 10, 2007 6:46 pm

Nd2Fe14Br wow :shock:
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor jap em Sábado Nov 10, 2007 6:54 pm

MiguelReisOrcinha Escreveu:Nd2Fe14Br wow :shock:

\rm Nd_2Fe_{14}B (Boro, não Bromo!) :lol:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Sábado Nov 10, 2007 7:36 pm

oops... vi mal... mesmo assim não deixa de ser uma molécula bem pesada...
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor manuelmarque em Sábado Nov 10, 2007 8:12 pm

Imagem

Ena! Olhem aqui aquele "brinquedo" magnético de que o Ivo falou num post há algum tempo... (e chegámos a brincar com isso na 3ª sessão das Olimpíadas, aí em Coimbra :))

Realmente aqueles imanzinhos são bastante fortes... ainda no outro dia andava a brincar com uns quantos de Neodímio (acho que eram...), e aquilo agarrava com uma violência! :twisted:
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor jap em Sábado Nov 10, 2007 8:14 pm

E para quem não tem a sorte de ter um MagnetiX para brincar...:lol:
...

Como sacar um magnete de um disco duro avariado

Mais detalhes da operação aqui!
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Sábado Nov 10, 2007 8:22 pm

é isso que estou a fazer agora :D ja tou quase a abrir... o disco é tao brilhante :D shiny 8)
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Sábado Nov 10, 2007 10:01 pm

já o tenho... aquilo é mesmo forte :shock: a força que eu tive que fazer para separar o neodímio do metal que o segurava... espectáculo...

giro giro foi ver a capacidade do disco... 428,1 megas :D

melhor que o íman só mesmo o sistema de leitura que está dentro do disco... bonito, limpo e com uma precisão espectacular...
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor jap em Sábado Nov 10, 2007 10:05 pm

Parabéns, Miguel!

Já tens o teu supermag! :hands:

Bem, parece que agora tenho de arranjar mais umas experiências giras para o meteres a uso! :P
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Próximo

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante