Bobinas de Tesla

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

Bobinas de Tesla

Mensagempor hexphreak em Terça Nov 06, 2007 10:34 pm

Eu não diria que é algo que se possa fazer em casa :wink: Mas tocar Tchaikosvsky com bobinas de Tesla é de facto impressionante, e se ainda não viram... de que é que estão à espera? Ah, pois do link: vídeo
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Terça Nov 06, 2007 10:37 pm

gosto mais da versão Super Mario Bros http://www.youtube.com/watch?v=B1O2jcfOylU :D
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor sagardipak em Terça Nov 06, 2007 10:38 pm

Fogo... fantastico! Como é que estas coisas funcionam?!

A peça de Tchaikovsky, originalmente para ballet, parece outra coisa completamente diferente xD A do super mario tá excelente... Quase que faz lembrar um gameboy com as colunas avariadas!

Muito bom, mesmo!
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Sábado Out 20, 2007 9:58 pm

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Terça Nov 06, 2007 10:44 pm

MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor hexphreak em Terça Nov 06, 2007 10:47 pm

Ainda não consegui ver esse último vídeo, mas há uma explicação textual, bem como o projecto de um microcontrolador para a bobina, nesta página.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor jap em Terça Nov 06, 2007 10:50 pm

É possível construir uma bobina de Tesla em casa, mas dá bastante trabalho e não é recomendável a amadores, pois estes aparelhos podem ser *muito* perigosos - e o perigo espreita nos sítios menos inesperados, não necessariamente nas vistosas faíscas. :?

Brincar com estes aparelhos (e já não falo em construir um!) pode revelar-se até fatal, se não forem tomadas as devidas precauções.

Aliás encontro na net descrições de experiências interessantes mas muitissimo perigosas, e às vezes pergunto-me se este ou aquele vídeo do youtube não terá já causado algumas vítimas! :?

Amanhã irei dar-vos um exemplo de uma outra experiência gira, mas muito perigosa, a não fazer! :wink:

Mas reparem, que nem todas as experiências de electrostática são perigosas! :D Algumas até faíscam que se fartam, e trabalham com tensões altíssimas, de muitos kV, mas são seguras, porque os dispostivos utilizados não produzem corrente suficiente para produzir danos! Não se esqueçam que a potência é o produto da tensão pela corrente, e se a corrente envolvida na experiência for muito pequena (e é preciso ter a certeza disto!) então a experiência será, provavelmente, segura!

Já agora, sabem onde se pode conseguir facilmente uma fonte de alta tensão em casa para experiências de electrostática (por exemplo para alimentar um motores electrostático)? Aceito palpites! :P
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor hexphreak em Terça Nov 06, 2007 10:54 pm

A única que consigo imaginar em minha casa é a televisão, usa alta tensão e atrai pó que chegue :wink:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor sagardipak em Terça Nov 06, 2007 10:58 pm

Hmmmm... Acho que esfregar pentes na cabeleira não dá alta tensão, não é? :lol:

Sinceramente não sei... Mas já agora, reparei que quando desligo monitores ou televisão (monitores CRT e televisões sem ser plasma ou LCD, porque esses não têm o tubo lá dentro) há sempre estática na superfície do vidro.

Mas isso por si só não chega, pois não?
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor jap em Terça Nov 06, 2007 10:58 pm

hexphreak Escreveu:A única que consigo imaginar em minha casa é a televisão, usa alta tensão e atrai pó que chegue :wink:

Isso, mesmo, Henrique e Sagar! :hands:

Se embrulharmos o ecrã da televisão em papel de alumínio :shock: ele colectará a carga e poderemos fazer todo um conjunto de experiências electrostáticas fantásticas!

Eis um exemplo, o famoso pêndulo de Franklin:

Pêndulo de Franklin

Alguém sabe explicar como é que funciona? :wink:
última vez editado por jap s Quarta Nov 07, 2007 9:28 am, editado 1 vez no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor sagardipak em Terça Nov 06, 2007 11:01 pm

Como disse antes, o tubo que emite o feixe deve estar envolvido de alguma forma... agora não sei é como... It's google time :P
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor hexphreak em Terça Nov 06, 2007 11:03 pm

Parece-me fácil, o alumínio tem boa capacitância então quando a televisão é ligada, como há uma ligação ao papel e outra à terra (aquilo lá atrás é uma ligação à terra certo?) a corrente é suficiente para fazer mover a peça metálica ao saltar entre as latas. Devo ter errado algum detalhe, nunca fui muito bom com detalhes de electricidade :P

Hold on, esqueci-me de um detalhe (eu disse). Corrente directa não passa certo? É por isso que a televisão é ligada e desligada rapidamente, para gerar picos de tensão.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor jap em Terça Nov 06, 2007 11:36 pm

Podem ver uma explicação (e sugestões de outras experiências) aqui:

Experiências de electrostática

A origem histórica desta experiência é a famosa "campaínhas de Benj. Franklin" -

Campaínhas de Franklin

Só que ele não usava um televisor como fonte de alta tensão ... aposto que sabem o que ele usava! :lol:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor hexphreak em Terça Nov 06, 2007 11:37 pm

TROVOADA! :D Viva o maluco do Franklin, já leram a biografia dele? Também é muito interessante. Qualquer pessoa que quase morra a lançar papagaios com garrafas de Leiden é muito interessante...
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor jap em Terça Nov 06, 2007 11:41 pm

hexphreak Escreveu:TROVOADA! :D Viva o maluco do Franklin, já leram a biografia dele? Também é muito interessante. Qualquer pessoa que quase morra a lançar papagaios com garrafas de Leiden é muito interessante...

Isso! :D
E concordo com o Henrique, vale mesmo a pena ler a biografia do Franklin...nem que seja um resumo na wikipedia:

Benjamin Franklin
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor FF em Quarta Nov 07, 2007 12:07 am

Ler o post do Henrique fez-me lembrar os tempos que ouvia a faixa TIME do Dark Side of the Moon nas minha colunas de som electrostáticas QUAD - como tinham um som muito detalhado, ouviam-se mais relógios que nas colunas convencionais :shock: !
Quem sabe como funciona uma coluna electrostática?
Francisco Fraga
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Próximo

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante