Transformar um copo ou prato de plástico...num altifalante!

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

Transformar um copo ou prato de plástico...num altifalante!

Mensagempor jap em Sexta Out 26, 2007 9:43 pm

Mas que giro,

olhem o que eu encontrei :D

Home made speaker

Home made speaker versão HI-FI!
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor pretomix em Sexta Out 26, 2007 10:45 pm

esta porreiro

podemos fazer uma coluna para o pc rapidamente e com poucos recursos.
pretomix
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Ago 15, 2007 6:12 pm

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Sábado Out 27, 2007 1:35 am

pois... este é o principio da membrana de Bell (se não me engano)

na época de Bell viviam-se tempos de mudança radical nos EUA e era necessário que o sistema de comunicação fosse melhor do que um telegrafo, até porque cada telegrafo tinha 1 linha só para si...

neste ambito ele concebeu um sistema que gerava corrente eléctrica (baixa voltagem e amperagem claro) que mandava varios impulsos bem espaçados de maneira a usar uma só linha para mandar várias mensagens de telegrafo ao mesmo tempo... não vou tar a desenvolver esta parte até porque nao a percebo muito bem...

as experiências com o som sempre foram uma constante na vida de Bell e um dia ao pensar no tímpano e como vibrava informando-nos do som circundante pensou... porque não criar um impulso electrico para cada vez que um tímpano mecanico se mexe-se para dentro e depois se mandasse esse impulso para um receptor que recriasse esse som? ora o problema residia ai mesmo... como reproduzir som a partir de impulsos electricos... então pensou em inverter o sistema... uma membrana (mais tarde deixou de ser uma membrana para ser um outro mecanismo mais complexo http://www3.iath.virginia.edu/albell/blvrem.2.html) que sempre que vibrasse para dentro criava corrente e essa corrente era transmitida para a outra membrana que fazia sempre o movimento inverso da membrana emissora... e puff... fez-se um telefone muito rudimentar onde só se ouviam ruidos... :D

a invenção do telefone é que já me é totalmente alheia... agora diz-se que foi Meucci que o inventou mas eu não sei bem... um diz fui eu, o outro diz não foste nada... o meucci diz és estupido e o bell diz tás-te a ver ao espelho... eles eram muito infantis... não sabiam partilhar... estas crianças :roll:
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor jap em Sábado Out 27, 2007 5:29 pm

Miguel, obrigado pelas tuas dicas sobre a invenção do telefone! Vejo que gostas (tal como eu) de história da ciência. :D

Para quem gostar de sabe mais sobre a invenção do telefone recomendo

A invenção do telefone

e a biografia de Alexandre Bell:

Biografia de Alexander Graham Bell

No final deste artigo têm links para as patentes (muitas!) do Alexandre Bell - recomendo que deiam uma olhadela a estas patentes, os desenhos dos inventos são bonitos e muito claros, como este:

Uma patente de A.G. Bell

Eh,eh, encontram lá algo semelhante ao nosso altifalante home-made? :roll:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Sábado Out 27, 2007 8:14 pm

jap Escreveu:Miguel, obrigado pelas tuas dicas sobre a invenção do telefone! Vejo que gostas (tal como eu) de história da ciência. :D

para se entender uma pessoa temos que, em primeiro lugar, compreender o seu enquadramento histórico... saber o contexto histórico e social de uma pessoa é meio caminho andado para a compreender... contar a sua história quanto mais não seja para lhe prestar homenagem pelo tributo cientifico que deixou... a pior coisa que se pode fazer a alguém é deixá-la no esquecimento...

quanto a este caro senhor podemos afirmar que tinha uma bela cabeça...
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor sagardipak em Sábado Out 27, 2007 10:41 pm

Que coisa fantastica! Se eu soubesse disto quando fui para a praia e nao tinha colunas para o mp3... :lol:

Agora vamos ajudar o ignorante:

Para que servem as linhas horizontais que o autor desenhou no cartao? nao percebi...
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Sábado Out 20, 2007 9:58 pm

Mensagempor sagardipak em Sábado Out 27, 2007 10:44 pm

sagardipak Escreveu:Para que servem as linhas horizontais que o autor desenhou no cartao? nao percebi...

Onde se lê horizontais deve-se ler verticais... mas vai daí, depende da perspectiva :inocent:
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor jap em Sábado Out 27, 2007 10:48 pm

sagardipak Escreveu:
sagardipak Escreveu:Para que servem as linhas horizontais que o autor desenhou no cartao? nao percebi...

Onde se lê horizontais deve-se ler verticais... mas vai daí, depende da perspectiva :inocent:

São apenas guias visuais para fazer umas dobras tipo fole - estes dois "foles" ajudam o cartão a ter a flexibilidade suficiente para vibrar. :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor sagardipak em Sábado Out 27, 2007 10:53 pm

Percebido! E eu que já estava a pensar em físicas manhosas envolvidas...

Isto é bom de se aproveitar para um projecto de 12º... Uma espécie de circuito que enviasse frequências programadas, quando pedido, para a coluna... quiça um "piano reciclado"!
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Domingo Out 28, 2007 12:06 am

haha... um piano feito com latas, copos e pratos descartáveis hahaha era giro de se ver :lol:
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor FF em Terça Out 30, 2007 10:57 pm

Para evitar que o tópico fuja para temas ecológicos lembro que o telefone também tinha um microfone feito com pó de carvão colocado entre um eléctrodo fixo e o diafragma vibrante metálico - a variação da resistência do pó de carvão com a pressão estava na origem do sinal eléctrico que reproduz o som. Não encontrei nenhum site com a descrição do modo de construir um destes microfones, mas não deve ser difícil de fabricar. Sugestões?
Se encontrarem um telefone muito velho abanem o auscultador - se ouvirem o ruído do pó a mexer é de carvão!
Francisco Fraga
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Mensagempor jap em Terça Out 30, 2007 11:03 pm

Não é bem um microfone como o dos telefones antigos, mas este também usa carvão! :shock:

Como fazer um microfone de carvão
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Quinta Nov 01, 2007 3:23 pm

sagardipak Escreveu:Percebido! E eu que já estava a pensar em físicas manhosas envolvidas...

Isto é bom de se aproveitar para um projecto de 12º... Uma espécie de circuito que enviasse frequências programadas, quando pedido, para a coluna... quiça um "piano reciclado"!

Talvez possas fazer um "Walkatron" e ligá-lo a estas colunas caseiras - farias um brilharete! :P

Como construir um instrumento musical futurista denominado Walkatron!
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Re: Transformar um copo ou prato de plástico...num altifalante!

Mensagempor sagardipak em Sexta Out 03, 2008 11:06 pm

Tenho todo o prazer de anunciar que... As colunas funcionam!

Fiz a versão "prato-de-papel" e dá som, mesmo! :D

O único senão é que é muito baixinho...
Nature and nature's laws lay hid in night;
God said "Let Newton be" and all was light.

IPhO 2009, México
Quark! 2007/2008, 2008/2009
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Re: Transformar um copo ou prato de plástico...num altifalante!

Mensagempor FF em Sábado Out 04, 2008 11:30 pm

sagardipak Escreveu:Tenho todo o prazer de anunciar que... As colunas funcionam!

Fiz a versão "prato-de-papel" e dá som, mesmo! :D

O único senão é que é muito baixinho...

Pois é, o rendimento é um dos pontos importantes dos altofalantes reais :oops: . Mede-se em db/W - é numericamente igual à pressão sonora emitida pelo altifalante quando se lhe aplica uma potência eléctrica de 1W de ruído rosa (um ruído parecido com o som dos rádios velhos de FM quando não estão a sintonizar uma estação) de medido numa camâra absorvente, para não have som reflectido. Os valores típicos andam à volta de 90 db/W - que dizer com 1 watt já faz muito barulho!
Francisco Fraga
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Próximo

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes