Câmara de infravermelhos

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

Mensagempor manuelmarque em Domingo Nov 04, 2007 10:49 pm

Sim, gostei muito dos vídeos! Muito elucidativos das diferenças entre sensibilidade ao vísivel e ao IR. :)
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor pretomix em Domingo Nov 04, 2007 11:19 pm

e agora inda vou colocar o vídeo que já fiz à algum tempo

ao ar livre

desculpem lá mas não tenho tido muito tempo mas prometo posta-lo inda esta semana
pretomix
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Ago 15, 2007 6:12 pm

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Domingo Nov 04, 2007 11:21 pm

nice... ve-se mesmo a diferença... a película então está excelente...
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor manuelmarque em Segunda Nov 05, 2007 9:27 am

MiguelReisOrcinha Escreveu:nice... ve-se mesmo a diferença... a película então está excelente...

Exacto... à radiação IV, é praticamente transparente. ;)
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor sergio_nunes em Quinta Nov 08, 2007 4:15 pm

Como minha 1ª intervencao no vosso forum ja tenho algo pa contar,pela negativa!
Tentei desmontar uma webcam Eye Toy da PS2 e tirar o "Anti-filtro"...desmontar nao tive problemas mas quando fiquei com tudo desmontado reparei que tinha 3 lentes...2 transparentes que eram concavas e a outra era transparente e ao olhar para a luz reflectia uma luz azul...
Eu atirei a sorte e decidi k ia retirar a que reflectia luz azul mas como sou um pouco bruto acabei por partir!!!
No lugar desta coloquei um pedaço de "filtro" dos negativos de fotografias...ao montar a webcam e a rezar para que nao tivesse feito asneira reparei k a unica imagem que dá na webcam e kuando aponto um comando e aparece o infravermelho k mais parece fogo de artificio!!!! Nao sendo mais nada visivel e por ver qie voces estao muito mais a frente k eu peço-vos k me expliquem o k fiz d mal!!! lolololo
sergio_nunes

Registado: Quinta Nov 08, 2007 1:22 am

Mensagempor jap em Quinta Nov 08, 2007 10:44 pm

O filtro que reflecte a luz azulada é quase de certeza o filtro de infravermelho, e é mesmo esse que se deve remover. Não conheço essa câmera, pelo que não sei o que poderá estar errado - a não ser que película fotográfica substituta do filtro não seja assim tão transparente aos infravermelhos. As melhores películas são as de filme diapositivo revelado, mas não exposto. :wink:

É preciso esclarecer que é necessária uma boa exposição a uma fonte de luz infravermelha dos objectos a visionar na câmera para que esta funcione. Na rua, a luz ambiente deverá ser suficiente. Mas em casa, é preciso usar uma fonte de luz que tenha uma boa emissão no infravermelho - as lâmpadas variam bastante neste aspecto (incandescentes, quartzo, fluorescentes...). O ideal seria usar uma lâmpada de infravermelho, ou seja, um conjunto de LEDs infravermelhos, tal como nas câmaras SONY de visão noturna... :D

Não sei se alguém tem mais alguma dica, o pessoal que já desmontou câmaras e teve sucesso nesta operação que se pronuncie! :P
última vez editado por jap s Sexta Nov 09, 2007 12:22 am, editado 1 vez no total
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor sergio_nunes em Sexta Nov 09, 2007 12:18 am

jap Escreveu:O filtro que reflecte a luz azulada é quase de certeza o filtro de infravermelho, e era mesmo esse que se deve remover. Não conheço essa câmera, pelo que não sei o que poderá estar errado - a não ser que película fotográfica substituta do filtro não seja assim tão transparente aos infravermelhos. As melhores películas são as de filme diapositivo revelado, mas não exposto. :wink:

É preciso esclarecer que é necessário uma boa exposição a uma fonte de luz infravermelha dos objectos a visionar na câmera para que esta funcione. Na rua, a luz ambiente deverá ser suficiente. Mas em casa, é preciso usar uma fonte de luz que tenha uma boa emissão no infravermelho - as lâmpadas variam bastante neste aspecto (incandescentes, quartzo, fluorescentes...). O ideal seria usar uma lâmpada de infravermelho, ou seja, um conjunto de LEDs infravermelhos, tal como nas câmaras SONY de visão noturna... :D

Não sei se alguém tem mais alguma dica, o pessoal que já desmontou câmaras e teve sucesso nesta operação que se pronuncie! :P

Obrigada pela ajuda...como nao fiquei satisfeito com o resultado da Webcam decidi com muito cuidado alterar uma camara que tenho a 4 anos. Tenho uma camara digital da Panasonic night view NV-GS5 e rapiamente tive acesso ao CCD da maquina e ao retirar os parafusos fiquei com um espelho verde a mais que substitui pela pelicula escura!!!
Depois de montar constatei que a maioria dos objectos com cor passaram a ter cor branca,mas nao vi grande transparencia dos objectos talvez devido a luz da minha sala nao ser apropriada....
Fiz uma expeiencia com uma carteira de pano da minha esposa de cor preta e pus no interior uma folha branca A4 com palavras e o que eu via a preto, na maquina aparecia a branco e consegui ver nitidamente o que estava escrito na folha de papel...amanha vou experimentar no exterior para ver o efeito e posto as fotos...
sergio_nunes

Registado: Quinta Nov 08, 2007 1:22 am

Mensagempor jap em Sexta Nov 09, 2007 12:27 am

Bem, se já se consegue ver através da carteira de pano preto, parece que está a funcionar! :wink:

Ficamos à espera das fotos. É claro que a película fotográfica não faz as vezes de um bom filtro para fotografia IR, com os quais se conseguem obter fotos espectulares de paisagem (árvores e folhagem ficam soberbas!) mas é bem mais barato! :D
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Anterior

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes