Navio fantasma

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

Navio fantasma

Mensagempor jap em Domingo Fev 11, 2007 7:01 pm

Pode um navio flutuar no ar? :roll:

http://www.youtube.com/watch?v=1PJTq2xQiQ0

Nota: O gás usado nesta demonstração muito gira é hexafluoreto de enxofre e NÃO propano -o propano é muito inflamável e, por razões óbvias, não seria nada aconselhado para este número de magia! Pergunta trivial: qual é a razão entre a densidade do \rm SF_6e do ar? :roll:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Re: Navio fantasma

Mensagempor manuelmarque em Domingo Fev 11, 2007 10:21 pm

jap Escreveu:Pode um navio flutuar no ar? :roll:

http://www.youtube.com/watch?v=1PJTq2xQiQ0

Nota: O gás usado nesta demonstração muito gira é hexafluoreto de enxofre e NÃO propano -o propano é muito inflamável e, por razões óbvias, não seria nada aconselhado para este número de magia! Pergunta trivial: qual é a razão entre a densidade do \rm SF_6e do ar? :roll:

Muito interessante, de facto :D
Uma simples pesquisa na Wikipedia revelou-me isto:

http://en.wikipedia.org/wiki/Sulfur_hexafluoride Escreveu:Because the gas has a high density (six times more dense than air), it can be poured into open containers, like beakers and fishtanks. Moreover, light objects (e.g. made out of light wood or aluminium foil) can float on the gas.[1]

Não sei como seria para determinarmos a densidade do \mathrm{SF_6} - poderia ser utilizando a massa do corpo flutuante, calculando a impulsão e determinando o \rho do fluido. Mas, como não me foram fornecidos dados, fui directamente à fonte mais próxima (Wikipedia) e descobri que tem densidade 5.11 (relativamente ao ar). Segundo o quote acima, é esta densidade elevada que lhe permite fazer o "barco" flutuar.

Gostei particularmente da altura em que se retira um pouco do gás do tanque e se coloca no "barco", fazendo-o afundar um pouco... parece mesmo magia, para os leigos da ciência :)
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor jap em Domingo Fev 11, 2007 10:24 pm

manuelmarques Escreveu:(...)
Não sei como seria para determinarmos a densidade do \mathrm{SF_6} - poderia ser utilizando a massa do corpo flutuante, calculando a impulsão e determinando o \rho do fluido. Mas, como não me foram fornecidos dados, fui directamente à fonte mais próxima (Wikipedia) e descobri que tem densidade 5.11 (relativamente ao ar). Segundo o quote acima, é esta densidade elevada que lhe permite fazer o "barco" flutuar.
(...)

Conheces a lei de Avogadro para os gases? :roll:
Aplicando esta lei é fácil calcular a razão entre as densidades do hexafluoreto de enxofre e do ar... :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor manuelmarque em Domingo Fev 11, 2007 11:23 pm

jap Escreveu:
manuelmarques Escreveu:(...)
(...)

Conheces a lei de Avogadro para os gases? :roll:
Aplicando esta lei é fácil calcular a razão entre as densidades do hexafluoreto de enxofre e do ar... :wink:

Pronto, acho que reformulei... deu-me um \rho do gás igual a 6.51 (não me preocupei com as unidades, desde que faça um processo igual no cálculo da massa volúmica da atmosfera (médio)). Relacionando os dois, deu-me 5.04, que acho que está relativamente próximo daquilo que encontrei na wikipedia...

Depois posto aqui os cálculos que fiz (pode ter apenas sido coincidência de resultados, já me aconteceu várias vezes isso, e o raciocínio estar completamente errado). Agora vou mas é dormir... :)
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes