Aerogerador de eixo vertical

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

Aerogerador de eixo vertical

Mensagempor vitor_guerreiro em Segunda Jan 11, 2010 2:46 pm

Boas,
No âmbito do nosso tema de área de projecto iremos construir um protótipo de um MagLev, um aerogerador de eixo vertical e também produzir biocombustível.
Temos bastante material de construção disponível e já temos uma ideia do que iremos fazer, e graças ao Quark! e aos seus utilizadores descobrimos várias soluções para os problemas que fomos tendo (muito obrigado desde já). Estamos agora na fase de construção dum site com o tema “Transportes do Futuro - energias alternativas” (assim que estiver pronto metemos aqui o link).
Bem, vamos agora às perguntas:
Relativamente ao aerogerador de eixo vertical, pesquisámos vários tipos de motores e geradores para produzir electricidade e notámos que grande parte dos construtores amadores utiliza alternadores. Haverá alguma coisa melhor que o alternador?
Em relação ao MagLev, contactámos a Universidade do Algarve e o Centro de Ciência Viva de Tavira e obtivemos acesso a azoto líquido, mas não conseguimos achar cerâmicas supercondutoras em lado nenhum. Conhecem algum fornecedor? Há algum tipo de cerâmica supercondutora que recomendem?
Agradecemos qualquer resposta =)

Desde já um feliz ano novo,

António, Bruno, João, Tiago e Vitor, V.R.S.A.

PS: Vamos fazer a apresentação de seguida na secção apropriada, não se preocupe senhor J.A.P. :D
vitor_guerreiro

Registado: Terça Nov 10, 2009 10:02 pm

Re: Aerogerador de eixo vertical

Mensagempor jap em Terça Jan 12, 2010 12:13 am

Em relação ao gerador, não sei se haverá melhor alternativa do que um alternador... :roll:

Já quanto às cerâmicas supercondutoras, é muito fácil de adquiri-las pela internet (e nem são assim tão caras). Experimentem pesquisar no Google.

Uma boa firma é a Colorado superconductors, mas como é americana, arriscam-se a pagar mais pelo transporte e pelo desalfandegamento do que pelas cerâmicas. Haverá, decerto, empresas europeias que vendem esses kits, talvez mais em conta e sem esses problemas.

Uma alternativa é fabricar as próprias cerâmicas; não é difícil, mas é preciso um forno de alta temperatura (um de cozinha não chega!) e comprar os materiais químicos puros para a sinterização da cerâmica, e estes são caros se comprados em pequenas quantidades, pelo que não sei se vale o esforço... :roll:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor vitor_guerreiro em Quarta Jan 13, 2010 8:47 am

Olá de novo :F

Reunimo-nos junto do professor de física (e que até é o nosso professor de área de projecto hehe) e vimos 2 sites, um de venda de kit's supercondutores (um simples de $50, outro completo de 75$ e um pesado por $100+).
O outro site mostra como se faz supercondutores: http://www.futurescience.com/scpart1.html
Todos os passos e métodos estão bem detalhados, temos todos os materias exceptuando o óxido de ítrio, carbonato de bário e óxido de cobre... mas já notámos que o tempo de aquecimento do forno é imenso (18h-24h só para a primeira fase, ao todo com arrefecimento e sub-fases são 2-3 dias a olhar para o forno!), por isso devemos optar por comprar a cerâmica supercondutora já feita.

Vamos contactar as escolas da região e pedir opiniões, pode ser que alguma até tenha um supercondutor para aí perdido :lol: :mock:

Em relação ao aerogerador de eixo vertical, estamos bem orientados e até já temos um PDF com o modo de construção para o 1º protótipo (em vez de pás feitas com um bidão de 200l, o protótipo vai ter o cómodo tamanho de uma garrafa de 1,5l :lol: )
vitor_guerreiro

Registado: Terça Nov 10, 2009 10:02 pm

Mensagempor HugoF em Segunda Mar 29, 2010 8:18 pm

Primeiro, parabéns por aquilo que estão a construir ;)

Eu também estou a fazer algo semelhante embora eu tenha vindo a construí-lo desde o mais básico...
Mas eu fiz isto porque (quando comecei a trabalhar neste projecto eu nada sabia do funcionamento do maglev nem havia qualquer informação sobre eles para além das noticias...)

Gostava de saber onde encontraram os esquemas para construir um (depois de criar a minha forma, nunca mais olhei para os maglev...gostava de comparar-los com a minha :D se não se importarem...)

obrigado,
Hugo
HugoF
gluão
gluão

Registado: Terça Ago 18, 2009 11:07 pm

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante