Diferença de potencial criada por uma fonte de calor

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

Diferença de potencial criada por uma fonte de calor

Mensagempor joao_moreira em Quarta Jan 06, 2010 11:14 pm

Hoje durante um encontro do clube de robótica da minha escola calhou em conversa curiosidades sobre a produção de corrente eléctrica e o professor orientador falou-nos de uma experiência que realizou com o efeito seeback ou efeito termoeléctrico. Este efeito pode ser demonstrado num esquema simples de dois metais ou ligas metálicas unidos por uma das extremidades de cada um (vejam a figura, encontrei-a algures no google). Se ligarem um voltímetro e medirem a diferença de potencial entre a extremidade não unida de cada fio enquanto aquecem a união dos dois, irão ver que é produzida uma diferença de potencial que depende da natureza dos metais utilizados. :D

Imagem

Penso que não dê com todo o tipo de metal, mas de qualquer forma o meu professor recomenda o uso de um fio de constantan e de um fio de ferro (ou em vez de ferro, cobre, mas constantan penso que seja obrigatório para uma experiência caseira). Este conjunto deverá criar uma voltagem da ordem dos 15 mV. 8)

Fiz a experiência com uns restos de fio que tínhamos lá no laboratório e deu resultado, experimentem também, é um efeito curioso. O prof disse-me que caso quisesse encontrar constantan à venda, era só procurar cabos de compensação em lojas de electricidade (é um cabo usado para sensores de temperatura em máquinas. Atenção que existem vários tipos deste cabo, até há uns muito caros com platina, não comprem esses, comprem do tipo de ferro e constantan. Se vos pedirem o comprimento, não precisam de muito, cerca de 10/20 cm chegam para experimentarem. PS: o cabo deve custar à volta de 4 euros o metro segundo o prof, mas como é tão pouco, até pode ser que tenham a sorte de vos oferecem o cabo :wink:). Não se esqueçam de o descarnar antes de o aquecer! :P

Divirtam-se! :D
João Moreira

Quark! 2009/2010
OIbF 2010, Panamá
Caloiro ET - D.E.T. - U.A.
joao_moreira
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Dez 09, 2009 10:48 pm

Re: Diferença de potencial criada por uma fonte de calor

Mensagempor jap em Sexta Jan 08, 2010 9:51 pm

Sim, essa experiência é fácil de fazer. Já agora, o fio de constantan também é usado (ao que me consta) para fazer resistências de aquecedores.
Anyway, não é difícil de encontrar. Também podem fazer termopares com outros metais... :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes