Eolica vertical de levitação magnética

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

Eolica vertical de levitação magnética

Mensagempor HugoF em Quarta Ago 19, 2009 10:55 pm

Bem é o meu primeiro post aqui... :D
mas voltado-me para o projecto :wink:

Com o titulo diz o meu projecto é usar a levitação magnética para remover o eixo ( e a parte mecânica da eólica) melhorando a sua eficiência :wink:

Esta ideia veio-me quando vi esta noticia na net:
http://ecotecnologia.wordpress.com/2007 ... gia-elica/

e então tentei perceber como é que ela funcionava o que me levou a uma odisseia pela net :P mas no fim não encontrei nada que me disse-se como ela funcionava então passei a usar uma outra base de dados e outro processador....o nosso cérebro :XD

então surgiu isto:
Imagem

Como se vê é uma coisa simples :P. Tem as pás que "apanham" o vento e que estão ligadas a os ímanes e ao rodarem vão gerar um fluxo magnético variável ou seja vai ser criada energia (neste primeiro caso os ímanes estariam na horizontal, acho que seria a melhor posição).

Mas depois falei com um colega meu e ele sugeriu que se fizesse com uma bobine na vertical:
Imagem
Pronto acabamos por construir todo o projecto depois com uma bobine vertical. Mas (e acabei de descobrir que foi algo feliz -.-) em vez de fazer-mos a parte exterior com os ímanes redonda, fizemos quadrada :shock: e foi por isso que se gerou o fluxo variável.
Eu vou ter de apresentar o projecto como ele foi feito até agora, mas já estou a pensar em novas formas de contornar algumas coisas e de levar a produção de energia ao limite :P
É por isso que estou a fazer este post é para poder ter opiniões e novas sugestões, pois uma cabeça não pode pensar em tudo sozinha :?

E tenho uma questão. como vou ter de apresentar o projecto com ele foi feito (segunda imagem, apenas com a parte de fora a ser quadrada em vez de redonda, qual seria a melhor posição dos ímanes para produzir uma maior variação do fluxo magnético??

(aqui imagens de outras ideias que estou a trabalhar agora)
Imagem
Imagem

A parte que fica debaixo do chão neste novo modelo foi baseado no que eu acho que é o sistema da Regenedyne

Por isso juntei a minha ideia à ideia deles para gerar mais energia (espero não sei se compensará, é algo que terá de ser testado ;))

PS: Nos primeiros desenhos não está desenhado todo o sistema de levitação...este inclui ímanes na bobine, junto ao chão e no topo e equivalentes na parte exterior mais os ímanes que estão representados e mais que estariam no chão e contrapostos estariam nas pás. No outros ainda não desenhei o sistema :P mas devo faze-lo em breve :D
HugoF
gluão
gluão

Registado: Terça Ago 18, 2009 11:07 pm

Re: Eolica vertical de levitação magnética

Mensagempor jap em Quinta Ago 20, 2009 8:00 pm

Olá Hugo,

Obrigado pelo teu primeiro post. :D
Interessante, esse teu projecto, mas ainda não tive oportunidade de o analisar em pormenor. Há por aí algum quarkiano com projectos semelhantes? Qual é o enquadramento do teu projecto? E um projecto escolar? :roll:

Não queres deixar-nos uma mensagem de apresentação para ficarmos a conhecer-te um pouco melhor? :P
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Re: Eolica vertical de levitação magnética

Mensagempor HugoF em Sexta Ago 21, 2009 12:57 am

vou deixar :mock:

O projecto começou por ser apenas pessoal, depois foi envolvendo outras pessoas...a certa altura ouvi falar de um concurso sobre protótipos de energias renováveis e decidi participar....a apresentação do projecto nesse concurso será em Setembro...

no entanto vou continuar a desenvolver o projecto, quer seja fora de tempo de aulas quer nas aulas de AP, ainda não sei
HugoF
gluão
gluão

Registado: Terça Ago 18, 2009 11:07 pm

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante