Física em acção

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

Física em acção

Mensagempor Leibovitz em Segunda Nov 10, 2008 9:18 pm

Eu tenho um trabalho de Física para entregar e precisava de umas ideias originais... Mais concretamente de exemplos do dia-a-dia de trajectórias parabólicas de projécteis.

E se quiserem dar uma ajudinha extra :oops: podiam ajudar-me a fundamentar de que factores dependem o sucesso do salto em altura, lançamento do disco e do dardo e lançamento do peso... Eu já tenho muita coisa, mas queria algo que tornasse o trabalho extraordinário, porque o que tenho é o que provavelmente o que todos os colegas que se interessam minimamente têm.

Ok, obrigada! :D

E podemos usar este tópico para falar sobre outras coisas interessantes. Physics lover here.
Leibovitz
gluão
gluão

Registado: Segunda Nov 10, 2008 7:39 pm

Re: Física em acção

Mensagempor Bruno Oliveira em Segunda Nov 10, 2008 10:29 pm

Há sempre aqueles, que saltam á vista, mas, pelo que me parece Ana, já deves ter pensado neles:

Temos as bolas de ténis/golfe, que vêm referidas em inúmeros livros de problemas.

Acho que em boa aproximação, um atleta que pratique salto em comprimento, pode ser considerado um projéctil ( o Nélson Évora e a sua medalha de Ouro fizeram sensação aqui entre a comunidade quarkiana :wink: ).

Outro exemplo que me lembrei agora, e que veio num exame de física de 12º ano, já antigo, são os mantimentos que são largados por aviões em movimento, onde se podem estudar inúmeros casos, interessantes, devido á própria velocidade do avião.

Em relação, aos factores de que depende o sucesso das modalidades olimpicas que referiste, um que me vem á cabeça, e que é óbvio, é que certamente o ângulo de lançamento irá influenciar o lançamento do dardo, e talvez a sua velocidade também... :roll:

Pegando ainda na velocidade, talvez no lançamento do disco, a velocidade angular tenha influência... :roll:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Segunda Nov 10, 2008 11:09 pm

Ana, estive á procura na net, de coisas sobre projécteis, e sendo algo se calhar um bocado abstracto, por não estar directamente ligado a algo do quotidiano, como tu pediste descobri este applet na net, que te pode dar bastante jeito:

Projectile Motion

Espero que ajude :wink:

PS: Além da aplicação em si, tens também uma explicação das equações dos projécteis, o mais complicado são umas ED de 2ª ordem, embora até esteja tudo bastante claro e sem entrar em pormenores técnicos.
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor jap em Segunda Nov 10, 2008 11:29 pm

Ana,

Na secção de problemas, tricky e trivia, encontrarás vários exemplos envolvendo movimento de projécteis, incluindo alguns que abordam temas da Física do Desporto. :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes