Preparação prévia para as Olimpíadas

Questões genéricas sobre as Olimpíadas de Física

Re: Preparação prévia para as Olimpíadas

Mensagempor Tharis em Domingo Out 26, 2008 10:52 am

R = \sqrt[3]{\frac{GMT^2}{4\pi^2}} \Leftrightarrow R = \sqrt[3] { \frac {6,67 \times 10^{-11} \times 9,5 \times 10^{20}}{4\pi^2}} \Leftrightarrow R = \sqrt[3] {1,73 \times 10^{18}} \Leftrightarrow R &=& 1,20 \times\rm  10^6~m

h = R - R_C \Leftrightarrow h = 1,20 \times 10^6 - 4,70 \times 10^5 \Leftrightarrow h = 7,30 \times\rm  10^5~m

\Delta t = \frac{h}{c} \Leftrightarrow \Delta t = \frac{7,30 \times 10^5}{3,0 \times 10^8} \Leftrightarrow \Delta t = 2,4 \times 10^{-3}\rm ~s

Isto está correcto?

Cumps
Tharis
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quinta Out 23, 2008 4:26 pm

Mensagempor jap em Domingo Out 26, 2008 1:33 pm

Sim. :hands:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Tharis em Quinta Out 30, 2008 7:51 pm

Depois de estar entretido com a escola :( , quero continuar a minha preparação resolvendo o resto da prova do ano passado das regionais. :D

2.1 P_{ar condicionado} = A \sigma T^4

2.2 E_T = A \sigma T^4 \times \Delta t
N_{bolachas} = \frac {E_T}{50 \times 4,18 \times 10^3}

2.3 Aqui posso usar como intervalo de tempo as duas horas da pergunta anterior?

2.4 Imagem

Será que tenho algum pensamento correcto? :lol:
Tharis
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quinta Out 23, 2008 4:26 pm

Mensagempor Ângela Guerra em Quinta Out 30, 2008 10:38 pm

Tharis Escreveu:Depois de estar entretido com a escola :( , quero continuar a minha preparação resolvendo o resto da prova do ano passado das regionais. :D

2.1 P_{ar condicionado} = A \sigma T^4

2.2 E_T = A \sigma T^4 \times \Delta t
N_{bolachas} = \frac {E_T}{50 \times 4,18 \times 10^3}

2.3 Aqui posso usar como intervalo de tempo as duas horas da pergunta anterior?

2.4 Imagem

Será que tenho algum pensamento correcto? :lol:

Bem, tudo o que tens aí está correcto, excepto a 2.4, claro :XD , mas é preciso um pouco mais de interpretação dos dados para substituir as letras por valores... Quanto à 2.4...não compliques, é mais simples do que parece. :wink:
Físico - quer saber como tudo funciona. Inventa o que for preciso para investigar novos fenómenos. Parte a cabeça a tentar compreender coisas que ainda ninguém percebeu. Tem grande dificuldade em interessar os amigos (que não são físicos) naquilo que faz.
Ângela Guerra
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Domingo Maio 11, 2008 8:38 pm

Mensagempor robespierre em Terça Jan 20, 2009 6:17 pm

Reabrindo o tópico...

2.3
A temperatura sobe 2 graus

Q =m c delta teta

2.4

Corpos mais quentes são mais difíceis de aquecer.
À medida que a sala vai aquecendo, vai emitindo cada vez mais energia sob a forma de radiação, perdendo cada vez mais energia, sendo cada vez mais difícil de aquecer.

P.S:não encontro as soluções em mais nenhum lado, por isso causo o incómodo... :oops:
João Pedro
robespierre
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jul 14, 2008 10:51 pm

Mensagempor Ângela Guerra em Terça Jan 20, 2009 6:34 pm

A fórmula Q=mc\Delta\theta serve para calculares a energia transferida sob a forma de calor, não de radiação como o enunciado pede.
Em relação à 2.4, não está um bocadinho incoerente? A sala perde cada vez mais energia por aquecer, logo arrefece... então porquê tanta dificuldade em aquecê-la? Pensa no balanço energético terrestre.
Físico - quer saber como tudo funciona. Inventa o que for preciso para investigar novos fenómenos. Parte a cabeça a tentar compreender coisas que ainda ninguém percebeu. Tem grande dificuldade em interessar os amigos (que não são físicos) naquilo que faz.
Ângela Guerra
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor robespierre em Terça Jan 20, 2009 7:17 pm

A fórmula serve para calculares a energia transferida sob a forma de calor, não de radiação como o enunciado pede.

Não dá para os dois lados? :D
Q significa apenas, penso eu, a quantidade de energia necessária para fazer variar a temperatura "delta teta" de um corpo de massa m e constante térimica mássica c.
Neste caso, sei Q, m, c e temperatura inicial, logo, aplico a fórmula e calculo a temperatura final.

Em relação à 2.4, não está um bocadinho incoerente? A sala perde cada vez mais energia por aquecer, logo arrefece... então porquê tanta dificuldade em aquecê-la? Pensa no balanço energético terrestre.

Repara que eu não digo que ela arrefece, eu digo que ela aquece mais devagar. A sala vai continuando a absorver energia sob a forma de radiação proveniente das pessoas; só que entretanto vai emitindo mais radiação.
Assim, não subiria tanto como calculado na 2.3 (que eu calculei só 2 graus :? )
João Pedro
robespierre
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jul 14, 2008 10:51 pm

Mensagempor Ângela Guerra em Terça Jan 20, 2009 9:08 pm

Oh, tens razão. Já não me lembro bem do que fiz na altura, e como vi a palavra "radiação" na pergunta fiquei logo desconfiada. :XD
Em relação à 2.4, eu lembro-me de ter falado do facto de a emissividade da pele das pessoas não ser exactamente 1, de a sala não estar completamente isolada... Isso de que falaste acerca de ser mais difícil aquecer um corpo à medida que a temperatura dele aumenta tem exactamente que ver com a energia dissipada - o que não existiria se a sala estivesse completamente isolada.
Ângela Guerra
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor ajcoelho em Domingo Fev 10, 2013 7:37 pm

Sei que já passou ALGUM TEMPO, mas alguém, que soubesse, poderia dizer-me os resultados da 2.2 e 2.3.?

É que na 2.2. dá-me 26 bolachas e na 2.3. dá me uma temperatura final de 470ºC !! :wall: :wall:

Cumps
ajcoelho
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 20, 2010 12:48 am

Anterior

Voltar para Olimpíadas de Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes