Preparação prévia para as Olimpíadas

Questões genéricas sobre as Olimpíadas de Física

Preparação prévia para as Olimpíadas

Mensagempor hexphreak em Sábado Nov 17, 2007 10:25 am

(Espero que seja esta a categoria certa para o tópico)

Tenho uma pergunta para todos os olímpicos (e possivelmente preparadores), que talvez também ande na cabeça de outros Quarkianos do 11º: com que nível de preparação chegam vocês à fase nacional? Os conhecimentos que têm depois de se qualificar são impressionantes para qualquer estudante dessa idade, mas estou interessado no antes :)

Ou podemos pôr a questão de outra maneira: até chegarem à fase internacional, precisaram de algum conhecimento mais do que aqueles que se aprendem no Secundário? :roll:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor manuelmarque em Sábado Nov 17, 2007 10:51 am

Bem, se entendi bem... eu quando cheguei à primeira sessão de preparação (que creio ter sido em Fevereiro... tenho que escarafunchar nos meus 3 anos de e-mails... :lol:) estava mesmo "verde", do género só tinha as noções de Física que tinha dado nas aulas e, pior, era dos olímpicos que estava mais "atrás" com o programa (aliás, era eu e um colega meu da minha escola, que também se qualificou para as preparações).

Bem, e quando o prof. Fernando Nogueira entrou "a matar", logo com os gráficos de energia potencial, osciladores, situações instáveis/estáveis, eu fiquei mesmo a leste :/ (aliás, acho que toda a gente ficou, tirando o Pedro e pouco mais! :lol:)

No entanto, e como disse o prof. Manuel Fiolhais numa dada ocasião (acho que foi quando ele nos deu "umas luzes" de ondas...), "vocês não vêm aqui para perceber tudo à primeira. Vêm para ficar curiosos sobre os assuntos focados, irem para casa, e estudá-los!" (não sei se estas foram as palavras exactas, mas a ideia era essa ;))

Acabei por perceber "relativamente bem" as coisas, o que foi excelente, pois deu-me uma nova perspectiva da Física, e agora cheguei à Faculdade, e aprofundar os conhecimentos nem é complicado, porque eu já tenho as ideias-base percebidas à partida!

Bem, mas acho que não sou a pessoa mais indicada para falar, já que só me qualifiquei para as Ibero-Americanas à custa da minha prova experimental... :lol: Mas valeu bem a pena todo o esforço dispendido!

Engraçado, porque até ontem estive a comentar esse momento com alguns olímpicos, enquanto tínhamos um "flashback" conjunto dessa primeira sessão de preparação, durante uma aula de Mecânica ;)

Não sei se era bem este tipo de resposta que querias, se calhar excedi-me em termos de palavras, ou mesmo divergi do conteúdo inicial. No entanto, se calhar é mais uma "palavra de orientação" para vocês, geração seguinte... é o "tal" espírito de comunidade que anda dentro do código-fonte deste fórum! :)
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor RicardoCampos em Sábado Nov 17, 2007 11:10 am

Eu no ano passado cheguei à fase nacional apenas com os conhecimentos do 11º...

Tive 16 (muuito fraquinho, especialmente pensando que na minha turma tinha umas 3 notas acima de mim) no 10º e estava com 18 no 11º e fiquei em nono nas regionais (centro), ja agora

Parece-me bastante facil passar a regional, já que sem preparação nenhuma passei...

Depois para a nacional, a preparaçao que tive foi o estudo para o exame :P e notou-se que com preparação as coisas correram bem melhor.
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor manuelmarque em Sábado Nov 17, 2007 11:35 am

Hehe... eu fui sempre para as eliminatórias "na desportiva"... normalmente quem está com aquela pressão de "tenho que passar" não passa... basta ter-se confiança, estar-se descontraído e as coisas saem naturalmente.

Até à eliminatória para as olimpíadas internacionais, pouco me preparei... e descansa, que é mais fácil passares do que ficares para trás nas Nacionais!
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor Zé Teixeira em Sábado Nov 17, 2007 4:02 pm

Pelos conhecimentos e habilidade que já mostraste nos teus posts, diria que passas sem problema a fase nacional. Os conhecimentos necessários devem ser apenas a matéria do 11º (e dos anos anteriores, bem entendido).
Zé Teixeira
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 18, 2006 9:33 pm

Mensagempor hexphreak em Sábado Nov 17, 2007 4:51 pm

Obrigado a todos pelas respostas :D (Era isso mesmo Manuel). Andei a ver as provas nacionais dos últimos anos e realmente não envolvem mais do que o 10º/11º. Assim sempre me sinto mais seguro quando chegar Maio...

P.S.: Será que von Neumann teria dito que "Na preparação para as Olimpíadas não percebemos as coisas. Habituamo-nos a elas"? :wink:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor jap em Sábado Nov 17, 2007 4:51 pm

Sim, os conhecimentos exigidos nas provas regionais e nacionais do escalão B são as do programa de Físico-Químicas do 11º ano (e anteriores).

E concordo com o Zé Teixeira - pelo que já demonstraste, não deverás ter dificuldade em ultrapassar estas provas! :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor spmatos_174 em Sábado Nov 24, 2007 3:04 pm

Olá hexphreak!

Não venho acrescentar nada de novo ao que foi dito: de facto os conhecimentos do 11º ano e anteriores são suficientes; contudo deixo-te um conselho que acredito te venha a ser muito útil:
- se estás no 11º ano, vai "espreitar" os livros de Física de 12º ano (12F do Prof. Paixão [et all] é muito bom - a intenção não é fazer publicidade, mas ajudar.)
- se estás no 12º Ano, vai "espreitar" os livros de 1º ano da Física da Universidade (se quiseres manda-me mail (spmatos_174@hotmail.com) que eu dou-te uma "listinha" deles bons - muitos deles são os que recebi para a preparação para a IPhO em Coimbra e alguns que uso este ano no curso)

Um abraço =)

Salomé
"A Física é tão linda que até dá uma coisa no coração quando se escreve uma equação física profunda." [Um professor de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa] =)
spmatos_174
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 9:40 pm

Mensagempor hexphreak em Sábado Nov 24, 2007 3:10 pm

Obrigado Salomé! Já andei a dar uma vista de olhos pelos livros do 12º, principalmente os de exercícios, e parece-me uma boa maneira de ir treinando os problemas mais "simples" (em relação às Olimpíadas) - embora nada substitua os problemas do Prof. Paixão :wink: Tenho de ver se encontro o livro que referiste, pode ser que esteja na biblioteca da escola.

Abraço :)
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor spmatos_174 em Sábado Nov 24, 2007 3:18 pm

De nada! Sempre que eu puder ajudar, aliás... já me ofereci para dar uma mãozinha aos novos/futuros olímpicos e acrescento QUARKIANOS!

Claro que os problemas do Prof. Paixão são mesmo Insubstituíveis!

Como é mais fácil contactar-me por mail do que aqui no Quark (a minha actividade no quark mingou muito desde as preparações em Coimbra o ano passado :? ), se vires que não respondo no quark manda-me um mail!

;P
"A Física é tão linda que até dá uma coisa no coração quando se escreve uma equação física profunda." [Um professor de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa] =)
spmatos_174
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor Nuno Aguiar em Sábado Nov 24, 2007 4:57 pm

Já agora também me disponibilizo aos Olímpicos da Região Norte para os ajudar na preparação para as Internacionais, é só uma questão de escolherem comigo uma tarde :wink: e passarem na FEUP ou na FCUP!
Deixo aqui o meu nº de telemóvel para quem estiver interessado: +351912536574
Nuno Aguiar
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Abr 18, 2007 9:01 pm

Mensagempor spmatos_174 em Sábado Nov 24, 2007 5:15 pm

não tendo conseguido fazer Edit ao meu post (???) sigo o exemplo do Nuno e deixo também o meu nº de tlm: 917874177
(Por favor identifiquem-se se mandarem uma mensagem)

Abraço
spmatos_174
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor manuelmarque em Sábado Nov 24, 2007 7:48 pm

Bem, também estou disponível para alguma coisa que surja :) Não deixo o meu número de telemóvel, porque tenho receio que seja interceptado por "tele-spammers" (!), mas podem contactar-me pelos endereços todos que estão aí abaixo, ou pelo meu [url=skype:mr.bsod]Skype[/url] ;)
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor manuelmarque em Sábado Nov 24, 2007 7:51 pm

spmatos_174 Escreveu:não tendo conseguido fazer Edit ao meu post (???) sigo o exemplo do Nuno e deixo também o meu nº de tlm: 917874177
(Por favor identifiquem-se se mandarem uma mensagem)

Abraço

Tens razão, eu também não consigo editar os meus posts. Noutros sub-foruns consigo, mas não neste... :roll:
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor hexphreak em Sábado Nov 24, 2007 8:14 pm

phpBB Escreveu:You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum

Esquisito :? Este fórum parece estar desconfigurado.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Próximo

Voltar para Olimpíadas de Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes