Correcção das Provas

Questões genéricas sobre as Olimpíadas de Física

Correcção das Provas

Mensagempor Nuno_Pais em Terça Maio 15, 2007 9:30 pm

boas comunidade fisica! :P

gostava de saber se ja se encontra disponivel a prova e a respectiva correcção das olimpiadas regionais 07' ...

queria dar uma vista d olhos..

cumps
Nuno_Pais
gluão
gluão

Registado: Segunda Maio 14, 2007 6:07 pm

Mensagempor jap em Terça Maio 15, 2007 10:09 pm

Olá Nuno,

Antes dos mais os meus parabéns pela tua prestação na fase regional das olimpíadas de física! :D

Sim, a correcção das provas vai estar disponível. :D Amanhã vai ser divulgada em primeira mão aqui no Quark! a resolução das provas teóricas para os dois escalões A e B.

Já agora, pedia-te o favor de fazeres uma pequena apresentação tua na secção "Apresentações" e escolhe uma foto ou avatar giro para o teu profile! :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Pedro Melo em Terça Mar 18, 2008 5:35 pm

Agora que reparo neste tópico, nunca foram afixadas as resoluções das provas de 2006, quer as regionais quer as nacionais? Já agora queria saber como se fazia o último problema das regionais...
Pedro Melo
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quinta Fev 28, 2008 5:41 pm

Mensagempor jap em Terça Mar 18, 2008 10:21 pm

Pedro Melo Escreveu:Agora que reparo neste tópico, nunca foram afixadas as resoluções das provas de 2006, quer as regionais quer as nacionais? Já agora queria saber como se fazia o último problema das regionais...

Pedro, tens razão, mas terá de ser a organização das olimpíadas a dar-me os ficheiros para os colocar on-line. Eu peço, mas às vezes o pessoal esquece-se de me dar. Mas, em princípio, os enunciados (e as soluções?) das provas deveriam estar no site oficial das olimpíadas de física http://olimpiadas.fis.uc.pt.
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Pedro Melo em Quarta Mar 19, 2008 12:29 am

Os enunciados aparecem, as correcções é que nunca apareceram... só me lembrei disto porque vi o post do Nuno Pais. Já nem me lembrava que nunca tinha visto as soluções das provas.
It doesn't matter what you can do, only what you choose to do.
Pedro Melo
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quinta Fev 28, 2008 5:41 pm

Mensagempor jap em Quarta Mar 19, 2008 12:34 am

Pedro Melo Escreveu:Os enunciados aparecem, as correcções é que nunca apareceram... só me lembrei disto porque vi o post do Nuno Pais. Já nem me lembrava que nunca tinha visto as soluções das provas.

Reclamem para olimpiadas@teor.fis.uc.pt !
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Re: Correcção das Provas

Mensagempor luis ribeiro em Domingo Set 07, 2008 11:25 am

boa tarde!!

eu sou um aluno do 11º ano e vou às olimpíadas este ano e eu gostava de saber se já estão disponíveis as correcções dos anos anteriores...

agradecia que alguém me respondesse justificasse esta pergunta:

"Lança-se verticalmente para cima um corpo. Admita que a interacção do corpo com o ar é traduzida por uma força de atrito constante. A velocidade num dado ponto da trajectória é maior na subida ou na descida? Justifique cuidadosamente."

não faço a minima ideia...acho que é a mesma mas não consigo justificar :wall:
luis ribeiro
gluão
gluão

Registado: Sábado Set 06, 2008 11:08 pm

Mensagempor hexphreak em Domingo Set 07, 2008 12:42 pm

A tua resposta está errada. Pensa na direcção das forças que actuam no corpo na subida e na descida, e lembra-te que o atrito é sempre contrário ao sentido do movimento.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor jap em Domingo Set 07, 2008 12:52 pm

luis ribeiro Escreveu:boa tarde!!

eu sou um aluno do 11º ano e vou às olimpíadas este ano e eu gostava de saber se já estão disponíveis as correcções dos anos anteriores...
(...)

Procura no site das olimpíadas http://olimpiadas.fis.uc.pt. Infelizmente creio que há muitas soluções de provas ainda em falta. Se a prova que te interessa estiver em falta, manda um email para olimpiadas@teor.fis.uc.pt a reclamar!

luis ribeiro Escreveu:agradecia que alguém me respondesse justificasse esta pergunta:

"Lança-se verticalmente para cima um corpo. Admita que a interacção do corpo com o ar é traduzida por uma força de atrito constante. A velocidade num dado ponto da trajectória é maior na subida ou na descida? Justifique cuidadosamente."

não faço a minima ideia...acho que é a mesma mas não consigo justificar :wall:

A velocidade não é a mesma. :wink: Talvez ajude pensar em termos energéticos - toma em atenção que a força de atrito é dissipativa. :wink:

PS: Não te esqueças de colocares uma mensagem de apresentação na secção "Apresentações"! :D
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor luis ribeiro em Domingo Set 07, 2008 5:12 pm

então seguindo essa lógica, a velocidade é maior na subida pois o corpo vai perdendo energia e já não consegue igualar a energia cinética, não é??

Ps:já me apresentei :F
última vez editado por luis ribeiro s Domingo Set 07, 2008 6:56 pm, editado 1 vez no total
luis ribeiro
gluão
gluão

Mensagempor hexphreak em Domingo Set 07, 2008 5:14 pm

Não. Na subida o peso e a força de atrito ambos contrariam o movimento, enquanto que na descida o peso é solidário e a força de atrito, como sempre, contraria.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor jap em Domingo Set 07, 2008 5:47 pm

hexphreak Escreveu:Não. Na subida o peso e a força de atrito ambos contrariam o movimento, enquanto que na descida o peso é solidário e a força de atrito, como sempre, contraria.

Hum? Não estou a perceber o teu raciocínio.

O Luís tem razão. Vejamos.

Quando não há atrito, o peso é "solidário" no movimento de descida e "contraria o movimento" no de subida e, no entanto, para um mesmo ponto da trajectória, independentemente de o móvel estar a subir ou a descer, a velocidade é a mesma! :roll:

Pensa antes assim.

Conservação da energia: a soma da energia cinética do móvel, da sua energia potencial gravítica e da energia dissipada pelo atrito tem de ser constante:

E_c + E_p+ E_d = E_0

ou ainda

E_c = E_0 -E_p-E_d

onde E_0 é a energia no início do lançamento.

ora a energia potencial gravítica só depende da posição. A haver atrito, a energia dissipada aumenta à medida que o tempo passa, uma vez que a força de atrito é dissipativa e está a actua continuamente.

Consideremos os dois instantes, t_1 e t_2 em que o móvel passa por um dado ponto da trajectória.

Assim, num dado ponto da trajectória, quando o móvel passa para cima, a energia dissipada até esse instante (t_1) é inferior à energia dissipada até ao instante em que o ponto passa para baixo, t_2,não é verdade?

como E_d(t_1) < E_d (t_2) e E_p(t_1)= E_p(t_2), conclui-se imediatamente, da expressão acima, que

E_c (t_1) > E_c(t_2),

logo o móvel passa com maior velocidade na subida do que na descida! :lol:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor hexphreak em Domingo Set 07, 2008 6:01 pm

Sim, claro, não tinha percebido bem a explicação do Luís :) Obrigado, Prof.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor luis ribeiro em Domingo Set 07, 2008 7:00 pm

obrigado pela explicação ...foi muito escarecedor :F
luis ribeiro
gluão
gluão

Mensagempor filipematos em Segunda Set 12, 2011 3:20 pm

Eu enviei um mail para lá e a resposta que me foi dada foi que as soluções das provas não são públicas :s
"If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants" - Isaac Newton

“We build too many walls and not enough bridges.” - Isaac Newton
filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Jun 25, 2011 4:48 pm

Próximo

Voltar para Olimpíadas de Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes