QTT III

Questões genéricas sobre as Olimpíadas de Física

QTT III

Mensagempor duarte.magano em Quinta Set 04, 2014 9:05 pm

Gostaria de propor a realização de uma terceira edição do quark-todo-terreno. :D

QTT - Quark! Training!! Test!!!

Regulamento:

Inscrições:

A participação neste QTT é aberta a qualquer quarkiano.
Para concretizar a inscrição, dever-se-á apenas anunciar a intenção de participar, quer publicamente neste tópico, quer através de algum tipo de comunicação privada com o organizador.

Regras da competição:

Cada participante envia para o organizador dois problemas, do nível de dificuldade que entender, mas deve ter conhecimento do modo como os resolver, dado que vai ser ele a corrigi-los no fim. Podem ser problemas inventados pelo próprio ou não. Os problemas devem estar devidamente editados em LATEX, se incluírem equações, com a possibilidade ou alternativa de ilustração. O organizador compromete-se a não ver os problemas antes do início da competição.
O organizador coloca os problemas, por ordem arbitrária, no tópico do QTT há hora combinada. A divulgação do autor dos problemas é opcional e cabe ao organizador essa decisão.
Até ao prazo estabelecido, de preferência concordado por todos os capitães, o capitão de cada equipa envia para o organizador a resolução dos problemas - a resolução pode ser por imagem, ou, se em texto, devidamente editada em LATEX - por mail/mensagem privada. Depois, assim que tiver a oportunidade, o organizador publica no tópico dessa edição a resolução de cada uma das equipas, tal como ele as recebeu do capitão. Cada participante responsabiliza-se por corrigir as resoluções dos problemas que propôs e de divulgar as classificações atribuídas nesse mesmo tópico. No fim, o organizador soma as pontuações todas e anuncia as classificações e o vencedor.

Pontuações: (estas são indicações gerais; na prática, podem ser atribuídas quaisquer classificações de 0 a 10)

0 - não resolveu o problema/resolveu-o mal
3 - começou a resolver, mas estava ainda longe da resposta certa
7 - chegou perto da resposta, mas faltava-lhe um pouco ou enganou-se na matemática/chegou à resposta por métodos falaciosos
10 - chegou à resposta certa por métodos válidos

Cada problema pode ter mais que uma alínea. Contudo, o problema, na sua totalidade, vale sempre os 10 pontos. Caso existam alíneas, o peso relativo de cada alínea dentro do problema para a pontuação deve ser indicada. Caso contrário, assume-se que cada alínea vale o mesmo.

Formação de equipas:

Cada participante, antes da data de abertura da edição, comunica ao organizador 3 votos em três pessoas distintas entre os participantes para a eleição do capitão. Os capitães serão os participantes mais votados. O resto da equipa é selecionada por sorteio.

Nota:

O regulamento pode vir a ser sujeito a alterações durante o QTT, desde que essas sejam aprovadas pelos capitães e coordenadas pelo organizador.
É um procedimento aceitável se algum dos participantes pedir publicamente para não ser votado capitão, apresentando uma justificação compreensível.

QTT III

Esta QTT terá começo assim que se entender que estejam inscritos um número apropriado de quarkianos. Os prazos do torneio serão depois estabelecidos consoante o que parecer oportuno à comunidade.
última vez editado por duarte.magano s Sábado Set 06, 2014 2:19 pm, editado 4 vezes no total
"Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible." - Richard Feynman
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Jan 17, 2013 12:42 am

Re: QTT III

Mensagempor duarte.magano em Quinta Set 04, 2014 9:07 pm

Quarkianos já inscritos:
Duarte Magano
Manuel Brandão
Catarina Alves
Rui Carneiro
António Carneiro
António Coelho
Diogo Cruz
João Melo
Paulo Mourão

Quakianos que já votaram para capitães:
João Melo
Rui Carneiro
Duarte Magano
Paulo Mourão
António Carneiro
Catarina Alves
Diogo Cruz
Manuel Brandão
António Coelho

Não capitão, pf:
Manuel Brandão
Rui Carneiro
(António Carneiro)
(João Melo)
(António Coelho)

Quarkianos que já submeteram os seus problemas:
Duarte Magano
Manuel Brandão
António Carneiro
Catarina Alves
Diogo Cruz
António Coelho
João Melo
Rui Carneiro
última vez editado por duarte.magano s Domingo Set 14, 2014 2:29 pm, editado 17 vezes no total
"Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible." - Richard Feynman
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor manuelbrandao99 em Sexta Set 05, 2014 8:30 am

duarte.magano Escreveu:Gostaria de propor a realização de uma terceira edição do quark-todo-terreno. :D

QTT - Quark! Training!! Test!!!

Regulamento:

Inscrições:

A participação neste QTT é aberta a qualquer quarkiano.
Para concretizar a inscrição, dever-se-á apenas anunciar a intenção de participar, quer publicamente neste tópico, quer através de algum tipo de comunicação privada com o organizador.

Qualquer utilizador do fórum? Ou é preciso estar mesmo no quark em Coimbra?
Caso a resposta à minha primeira pergunta seja afirmativa, gostaria de participar.

EDIT: Já encontrei a definição:

quarkiano: membro da comunidade quarkiana

comunidade quarkiana: todos os membros deste fórum. Comunidade em que todos os Inimigos são bem vindos.
manuelbrandao99
gluão
gluão

Registado: Segunda Jan 14, 2013 12:04 pm

Mensagempor duarte.magano em Sexta Set 05, 2014 9:26 am

manuelbrandao99 Escreveu:Qualquer utilizador do fórum? Ou é preciso estar mesmo no quark em Coimbra?
Caso a resposta à minha primeira pergunta seja afirmativa, gostaria de participar.

comunidade quarkiana: todos os membros deste fórum. Comunidade em que todos os Inimigos são bem vindos.

Bem-vindo ao QTT! :wink:
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor manuelbrandao99 em Sexta Set 05, 2014 9:39 am

duarte.magano Escreveu:
manuelbrandao99 Escreveu:Qualquer utilizador do fórum? Ou é preciso estar mesmo no quark em Coimbra?

Bem-vindo ao QTT! :wink:

Obrigado :D
Quanto à formação de equipas, digo desde já que não conheço ninguém e que ninguém me conhece a mim... por isso talvez seja melhor colocar-me aleatoriamente numa equipa.
manuelbrandao99
gluão
gluão

Mensagempor catarina._3 em Sexta Set 05, 2014 10:18 am

Eu gostava de participar. Finalmente não tenho nada que me impeça :)

Manuel Brandão, só por curiosidade, para que ano passaste?
A Física é bela\heartsuit
catarina._3
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Jan 06, 2013 10:54 pm

Mensagempor manuelbrandao99 em Sexta Set 05, 2014 10:22 am

catarina._3 Escreveu:Eu gostava de participar. Finalmente não tenho nada que me impeça :)

Manuel Brandão, só por curiosidade, para que ano passaste?

Passei para o 10º ano.
Mas adoro física e estudo autonomamente e resolvo problemas nos meus tempos livres.
Aprendi cálculo I e cálculo II (1 e multi-variáveis), mecânica, eletromagnetismo, relatividade e estou agora a aprender mecânica clássica com a abordagem energética pelo livro vulgarmente conhecido como "goldstein". Quando acabar vou ler um livro sobre álgebra linear que já tenho guardado e depois vou para a mecânica quântica :D
Estou ansioso por chegar ao 11º ano e tentar entrar no quark..
manuelbrandao99
gluão
gluão

Mensagempor xpt0x em Sexta Set 05, 2014 12:18 pm

I'm in!
Pedia só para não ser nomeado capitão :lol:
"A pencil and a dream can take you anywhere." - Joyce A. Myers
xpt0x
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Domingo Mar 18, 2012 10:39 pm

Mensagempor antonio_carneiro em Sexta Set 05, 2014 12:59 pm

Metam - me nisso xD Já agora, como já tive a experiência de ser capitão, podiam nomear outros, para passar o testemunho xD
antonio_carneiro
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:57 pm

Mensagempor ajcoelho em Sexta Set 05, 2014 1:32 pm

I'm so IN!
ajcoelho
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 20, 2010 12:48 am

Mensagempor duarte.magano em Sexta Set 05, 2014 6:50 pm

manuelbrandao99 Escreveu:Passei para o 10º ano.
Mas adoro física e estudo autonomamente e resolvo problemas nos meus tempos livres.
Aprendi cálculo I e cálculo II (1 e multi-variáveis), mecânica, eletromagnetismo, relatividade e estou agora a aprender mecânica clássica com a abordagem energética pelo livro vulgarmente conhecido como "goldstein". Quando acabar vou ler um livro sobre álgebra linear que já tenho guardado e depois vou para a mecânica quântica :D

Não fizeste uma apresentação, pois não?
Parabéns pelo entusiasmo! Continua assim! :hands:
Estás entre gente que também adora física e que também não aprende nada de novo nas aulas de física do secundário. :lol:
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor joaofrme em Sexta Set 05, 2014 7:34 pm

Eu também participo, mas se me escolherem como capitão é por vossa conta e risco porque eu vou ter muito pouco tempo disponível
Um acelerador de partículas é como um comboio com pessoas a morrer.
Pedro Brogueira
joaofrme
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:38 pm

Mensagempor joaofrme em Sexta Set 05, 2014 7:48 pm

E sejam bem-vindos os novos membros da comunidade
Um acelerador de partículas é como um comboio com pessoas a morrer.
Pedro Brogueira
joaofrme
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:38 pm

Mensagempor pdmourao em Sábado Set 06, 2014 2:04 pm

IM IN
"Nature and nature's laws lay hid in night;

God said "Let Newton be" and all was light."
pdmourao
gluão
gluão

Registado: Quinta Jan 09, 2014 11:34 pm

Mensagempor pdmourao em Sábado Set 06, 2014 2:13 pm

manuelbrandao99 Escreveu:
catarina._3 Escreveu:Passei para o 10º ano.

Isso é que é entusiasmo :p Boa sorte para a candidatura ao quark e olimpíadas de Física de 11º :D
"Nature and nature's laws lay hid in night;

God said "Let Newton be" and all was light."
pdmourao
gluão
gluão

Registado: Quinta Jan 09, 2014 11:34 pm

Próximo

Voltar para Olimpíadas de Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes