QTT I

Questões genéricas sobre as Olimpíadas de Física

Re: QTT I

Mensagempor antonio_carneiro em Domingo Jun 08, 2014 2:10 pm

Relativamente ao meu primeiro problema, como não houveram attempts de resolução, eu acho que deveriamos dar 10 pontos a todas as equipas, uma vez que eu continuo sem o conseguir resolver, e todas as resoluções de problemas parecidos que encontrei na net, são basicamente , diabólicas. Portanto, sou a favor de dar 10 pontos a todos por este problema :D Relativamente ao meu segundo, só vi um grupo a tentar resolvê - lo, e foi o grupo do Duarte, e, apesar de nas minhas contas me ter dado um resultado bastante diferente, provavelmente por todas as aproximações que fiz, o raciocínio do grupo está correto, e este problema era para valorizar mais a creatividade de cada equipa, portanto acho que merecem os dez pontos :)
antonio_carneiro
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:57 pm

Mensagempor ritamcosta em Domingo Jun 08, 2014 6:29 pm

António, é verdade que o nosso resultado para o segundo problema foi bastante estapafúrdio (298 A)...mas apesar de tudo nós tentámos resolver...
ritamcosta
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sexta Nov 29, 2013 7:36 pm

Mensagempor ritamcosta em Domingo Jun 08, 2014 6:31 pm

Por isso não percebo porque é que dizes que o único grupo a tentar resolver foi o do Duarte :)
ritamcosta
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor antonio_carneiro em Domingo Jun 08, 2014 8:34 pm

Desculpa Rita, mas na verdade eu pensava profundamente que o teu grupo era o grupo do Duarte xD Então acho que o que disse se aplica ao teu grupo!
antonio_carneiro
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:57 pm

Mensagempor ritamcosta em Domingo Jun 08, 2014 8:46 pm

Ah okay! :) não tem problema :)
ritamcosta
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor xpt0x em Segunda Jun 09, 2014 4:20 pm

Equipa Planck:

RCa1: 7 pontos (resposta quase certa, com um fator de 2 \pia mais - algumas falácias. Levam mais um ponto que os 6 porque o pormenorzinho está genial :lol: )
RCa2: 6 pontos (enganaram-se numa dependência quadrática)

Equipa Einstein:

RCa1: 10 pontos
RCa2: 10 pontos

Equipa Bohr:

RCa1: 7 pontos (exatamente o mesmo erro da equipa Planck, um fator de 2 \pi a mais. Dei os 7 pontos e não 6 porque não é justo uma equipa ser beneficiada por ter sentido de humor :lol: )
RCa2: 0 pontos

Aproveito para deixar aqui a solução para os meus dois problemas, já que me esqueci de a postar inicialmente:

RCa1:

RCa2:
Anexos
dadadadadad.png
dadadadadad.png (14.18 KiB) Visualizado 2115 vezes
última vez editado por xpt0x s Terça Jun 10, 2014 4:25 pm, editado 1 vez no total
"A pencil and a dream can take you anywhere." - Joyce A. Myers
xpt0x
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Domingo Mar 18, 2012 10:39 pm

Mensagempor joaofrme em Segunda Jun 09, 2014 9:15 pm

O segundo não foi resolvido mas tinha a ideia que o António (um deles não me lembro qual) tinha resolvido o primeiro
Um acelerador de partículas é como um comboio com pessoas a morrer.
Pedro Brogueira
joaofrme
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:38 pm

Mensagempor xpt0x em Terça Jun 10, 2014 4:18 pm

Já revi várias vezes o tópico das resoluções e não encontro nenhum RCa1 pela equipa bohr...:?

EDIT: Sou um nabo. Já encontrei a resolução do RCa2 da equipa Bohr. Vou proceder, então, à sua correção, no post onde anteriormente tinha postado as pontuações.
xpt0x
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor biarlopes1997 em Quarta Jun 11, 2014 5:52 pm

Equipa Einstein:

BL1: 3 pontos (pela parte qualitativa do problema)
BL2: 0 pontos

Equipa Bohr:

BL1: 3 pontos - Vocês não acertaram na forma da bolacha, que devia ser elítica, como vocês disseram, mas com o eixo maior mais comprido do que o raio R inicial do "circular stamp". Mas apesar disso o vosso raciocínio faz sentido.
BL2: 3 pontos - O que vocês disseram seria verdade, logicamente, no caso particular de os bêbados partirem do centro da rua, ou seja, de a distância à esquadra e ao rio serem iguais... Mas ninguém vos diz que isso é assim ;) ...
última vez editado por biarlopes1997 s Quinta Jun 12, 2014 1:29 pm, editado 1 vez no total
biarlopes1997
gluão
gluão

Registado: Quarta Nov 27, 2013 11:36 pm

Mensagempor duarte.magano em Quarta Jun 11, 2014 9:01 pm

Houve um pequeno equívoco e um dos problemas dos Einstein ficou por publicar. Peço à Beatriz que faça o favor de corrigir a sua classificação. Obrigado! :D

BL1:
IMG_1655.JPG
IMG_1655.JPG (89.38 KiB) Visualizado 2014 vezes
"Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible." - Richard Feynman
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Jan 17, 2013 12:42 am

Mensagempor manuel.azevedo em Quarta Jun 11, 2014 10:32 pm

Pensam fazer QTT 2.0?
“In the beginning there was nothing, which exploded.” Terry Pratchett
manuel.azevedo
gluão
gluão

Registado: Sábado Dez 28, 2013 1:37 pm

Mensagempor xpt0x em Sexta Jun 13, 2014 12:12 pm

Eu alinho num qtt 2.0! É ver quando é que os IPhO's podem para eles também participarem e marcar.
xpt0x
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor duarte.magano em Sexta Jun 13, 2014 1:25 pm

Parece-me bem. :D

Eu queria é acabar este. Só preciso das avaliações dos que faltam para encerrar esta edição...
"Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible." - Richard Feynman
duarte.magano
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Jan 17, 2013 12:42 am

Mensagempor manuel.azevedo em Sexta Jun 13, 2014 10:38 pm

Sim, é preciso ter calma. Podiamos era fazer uma versão mais leve antes das Iphos, pondo, por exemplo, um limite de 1 problema por pessoa. Ou então os problemas tinham de ser tricky mas não podiam dar muito trabalho porque assim o pessoal pensava mais neles quando não estivesse ocupado e não perdia muito tempo com papeis e longos cálculos.
“In the beginning there was nothing, which exploded.” Terry Pratchett
manuel.azevedo
gluão
gluão

Registado: Sábado Dez 28, 2013 1:37 pm

Mensagempor pdmourao em Domingo Jun 15, 2014 12:33 pm

Equipa Planck:

PM1: 7 pontos (era possível fazer o integral de duas formas, a equipa decidiu fazer em relação ao ângulo mas enganou-se a derivar quando procuravam uma expressão para dw)
PM2: 6 pontos (para resolver o problema por forças, era preciso entrar com a força de tensão, e cheira-me que dá badalhoquice, visto que, ao contrário do típico pêndulo físico, aqui vai haver movimentos de rotação da bola e a força de tensão é mais do que simplesmente uma força que cancela a componente do peso que não interessa. independentemente disto, a força de tensão é sempre desprezável se o problema for resolvido através do torque no ponto P, abordagem essa que simplifica bastante as coisas. Também deixaram parte por fazer e não responderam ao que era pedido.)

Equipa Bohr:

PM1: 0 pontos
PM2: 6 pontos (cometeram o mesmo erro da equipa Planck. Além disso, fizeram uma divisão no resultado final (pela massa) que o deixou sem sentido e com as unidades erradas.)

Se tiverem alguma dúvida, perguntem, pode muito bem ter-me escapado alguma coisa e teria todo o gosto em discutir qualquer um dos problemas :D
Peço desculpa pela demora na correção... :/
"Nature and nature's laws lay hid in night;

God said "Let Newton be" and all was light."
pdmourao
gluão
gluão

Registado: Quinta Jan 09, 2014 11:34 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Olimpíadas de Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes