Programas das Provas

Questões genéricas sobre as Olimpíadas de Física

Programas das Provas

Mensagempor pepecarvalho em Sexta Abr 20, 2007 10:36 am

Olá a todos.
Sou professor de CFQ de uma escola do Alentejo e tenho para já, uma dúvida relativa às Olimpíadas que passo a colocar:
No regulamento das provas escalão A diz o seguinte "Escalão A - programas completos até ao 9º ano, inclusive."
O que é que isto quer efectivamente dizer? É que consultanto as provas de 2006 disponibilizadas no site parece-me que o conceito de "programas completos" é um bocadinho lato demais...

Saudações
pepecarvalho

Registado: Sexta Abr 20, 2007 7:54 am

Mensagempor jap em Sexta Abr 20, 2007 5:24 pm

Caro Colega,

Obrigado pela sua incrição no fórum e pelo seu interesse nas Olimpíadas de Física. :D
Quanto à questão que colocou, sobre o programa das provas, quando se diz no Regulamento que as provas do escalão A contemplam os programas completos até ao 9º ano, inclusivé, tal deve ser interpretado como uma indicação dos assuntos que é expectável que venham a ser abordados na prova. Naturalmente, como se trata de umas Olimpíadas de Física e não de um exame de Física sobre as matérias do programa oficial do ME, é dada alguma liberdade à equipa que elabora as provas para explorar alguns assuntos que, não fazendo parte explicitamente do programa, possam ser abordados por alunos desse escalão etário com base nos conhecimentos de Física do programa oficial. Quando tal acontece, deverão ser dadas "pistas" aos alunos para que eles possam explorar esses "novos" assuntos... :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Voltar para Olimpíadas de Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes