Olimpiadas Regionais 2012

Questões genéricas sobre as Olimpíadas de Física

Olimpiadas Regionais 2012

Mensagempor andre3345 em Terça Set 11, 2012 3:42 pm

Boas! :D

Tentei fazer a prova regional de 2012 (http://olimpiadas.spf.pt/docs/2012/teorica_B_reg.pdf) e gostaria que alguem (se nao for pedir demais :) ) me dissesse quais sao as soluçoes dos problemas resumidamente e principalmente me explicasse o problema 2.

Obrigado ;)
andre3345
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Mar 31, 2012 4:05 pm

Re: Olimpiadas Regionais 2012

Mensagempor filipematos em Domingo Set 16, 2012 4:41 pm

Em relção há 1, acho que depende mais das tuas justificações desde que não violem nada físico :). Em relação há 2.1, apenas tens que dizer que a densidade do Hélio é inferior à densidade do ar, nas condições em que foi largado. Na 2.2 apenas tens que modificar a formula dada dos gases ideias em que fique V(P,T) , na b baseia-te com os dados do gráfico que desenhaste.
No que diz respeito à 3, quando a realizei, não cheguei a concluir qual delas, também porque não tive tempo, o que fiz foi ir eliminando as outras:
a) O alcance nunca pode ser proporcional à aclaração gravítica visto que esta tem direcção perpendicular ao alcance e sentido negativo, considerando o referencial normal, além disto nuca iria ser inversamente proporcional à velocidade com que a bola é lançada.
b)Não depende da altura, logo está mal
c)Não a consegui refutar.
d) Não a consegui refutar
e)O alcance torna-se negativo para Alturas grandes e Velocidades pequenas.
"If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants" - Isaac Newton

“We build too many walls and not enough bridges.” - Isaac Newton
filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Jun 25, 2011 4:48 pm

Re: Olimpiadas Regionais 2012

Mensagempor andre3345 em Domingo Set 16, 2012 7:20 pm

Obrigado filipematos! ;)

Pois, o problema 1 penso que é acessivel e o terceiro fiz como tu se bem que tambem ainda nao consegui decidir entre a c) e a d) (quando tiver mais tempo vou ver isso melhor). Mas o que me preocupa mais é a 2 a) do problema 2. Nao é suposto calcular a constante e o número de moleculas, pois nao?
andre3345
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Mar 31, 2012 4:05 pm

Voltar para Olimpíadas de Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes