Como progredir?

Questões genéricas sobre as Olimpíadas de Física

Como progredir?

Mensagempor andre3345 em Sexta Abr 06, 2012 11:56 pm

Boas :)

Nao sei se este e o lugar indicado para debater esta questao, mas aqui vai...

Bem, eu ando no 11º ano e sou da opinião de que nao se aprende grande coisa no Secundário em termos de física e matemática (ou melhor ate se aprende, mas penso que é pouco e nao é estruturadamente correto e completo). Por isso, e uma vez que eu gostaria de alargar o meu conhecimento e perceber melhor certos conceitos, o que eu vos estou a pedir e que dêem algumas referencias bibliograficas (livros, intenet) que me permitam evoluir e que sejam devidamente estruturadas. Por exemplo, preferia que nao me indicassem livros que tratem um certo assunto isoladamente e peço-vos, por favor, que nao me indiquem aquele tipo de livros de divulgaçao que tenta dar uma ideia as pessoas sem bases fisicas/matemáticas em que consiste a relatividade, etc...

Desde ja, muito obrigado pela ajuda ;)
andre3345
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Mar 31, 2012 4:05 pm

Re: Como progredir?

Mensagempor Tharis em Sábado Abr 07, 2012 10:39 pm

Em Matemática recomendo-te um livro de cálculo em R. Por exemplo, o Apostol ou o Spivak. Para Física, podes arranjar o Giancoli, que penso ser o livro que dão aos Olímpicos, ou o Serway que é usado em várias universidades. Depois de teres essas bases podes começar a procurar livros mais especializados em assuntos específicos.
Tharis
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quinta Out 23, 2008 4:26 pm

Mensagempor andre3345 em Sábado Abr 07, 2012 11:20 pm

Nao me podes dizer os nomes dos livros?

Obrigado ;)
andre3345
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor chicoalmeida em Terça Abr 10, 2012 9:32 pm

Eu também sou iniciado nisto, mas o que fiz foi visitar uma lojita e trazer dois livros: um livro de introdução ao cálculo diferencial e integral; e um de física, que aborda desde o mais simples (como o conceito de velocidade, etc) a temas mais complexos (como a teoria da relatividade, etc). Em primeiro lugar, tenciono acabar o de cálculo e ainda aprofundar os vetores e trigonometria. Quando sentir que estou preparado, começo a tentar entrar nos tópicos mais difíceis do livro de física. Se quiseres posso pôr aqui o nome dos livros, mas não tenho a certeza se são muito bons ou se são indicados, comprei um bocado à toa.
chicoalmeida
gluão
gluão

Registado: Domingo Mar 04, 2012 11:51 am

Mensagempor andre3345 em Quarta Abr 11, 2012 1:52 pm

Sim, claro chico!! Ficaria muito agradecido ;)
andre3345
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor Tharis em Quarta Abr 11, 2012 11:02 pm

andre3345 Escreveu:Nao me podes dizer os nomes dos livros?

Obrigado ;)

Os livros desta categoria são conhecidos pelos seus autores e não pelo título, que costuma ser um nome geral. Pesquisa no Google os nomes que pus, ou então na fnac ou amazon. Por exemplo, se fores à fnac e procurares o Apostol em Português, basta ir ter a um funcionário e pedir para ele fazer uma pesquisa por Apostol em autor.
Tharis
up-Quark!
up-Quark!

Mensagempor andre3345 em Quinta Abr 12, 2012 3:59 pm

Ok, Obrigado Tharis!!! ;)
andre3345
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor ruifm em Quinta Abr 12, 2012 7:23 pm

Livro muito bom para calculo diferencial:

Ensino Rapido de Calculo Diferencial e Integral

Escrito por 2 professores de Havard
Muito simples e pedagogico, desde que o li nunca mais tive problemas com Calculo... (ate um dia...)

Depois de teres esta base de calculo, basicamente qualquer bom livro de física geral te vai servir para aprofundares os conhecimentos, se começares na Mecanica (mais simples). Procura numa biblioteca qualquer, por um calhamaço de física, ou entao como disseram, na fnac...

Lembra-te que os bons livros de física estão sempre em ingles (o que não deverá constituir um obstaculo) ;)
"Everything is determined, the beginning as well as the end, by forces over which we have no control." - Albert Einstein
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jan 16, 2012 12:04 am

Mensagempor tomegouveia em Quinta Abr 12, 2012 8:45 pm

Piece of advice: não vás à fnac. dificilmente encontras algo de jeito...
"If I have seen further it is only by standing on the shoulders of giants."

FÍSICO QUÂNTICO:Um homem cego num quarto escuro, à procura de um gato negro que não está lá.
tomegouveia
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Jan 13, 2011 1:05 am

Mensagempor filipematos em Domingo Abr 15, 2012 6:46 pm

tomegouveia Escreveu:Piece of advice: não vás à fnac. dificilmente encontras algo de jeito...

Vai à Amazon, tem tudo :)
"If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants" - Isaac Newton

“We build too many walls and not enough bridges.” - Isaac Newton
filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Jun 25, 2011 4:48 pm

Mensagempor ajcoelho em Quarta Abr 18, 2012 2:26 pm

Uma das coisas que sempre me questionei é se um aluno de física (que está a licenciar-se na universidade) consegue "facilmente" resolver as olimpiadas de fisica e as PDF que vocês tanto falam. Quando digo facilmente, é no sentido de perceberem sempre bem o que é pedido e arranjarem sempre métodos para chegar lá, uns mais rapidamente que outros claro.
ajcoelho
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 20, 2010 12:48 am

Mensagempor Tharis em Sexta Abr 20, 2012 11:00 am

ajcoelho Escreveu:Uma das coisas que sempre me questionei é se um aluno de física (que está a licenciar-se na universidade) consegue "facilmente" resolver as olimpiadas de fisica e as PDF que vocês tanto falam. Quando digo facilmente, é no sentido de perceberem sempre bem o que é pedido e arranjarem sempre métodos para chegar lá, uns mais rapidamente que outros claro.

Um aluno de Física ou de qualquer curso com componentes fortes de Física e Matemática, tipo engenharia (daquelas decentes), que já tenha tido Electromagnetismo, Óptica, Mecânica, Ondas, Termodinâmica, Cálculo (normalmente no final do 2º. ano já se teve estas cadeiras) consegue, ou, pelo menos, devia conseguir resolver um número razoável de problemas de Olimpíadas.
Tharis
up-Quark!
up-Quark!

Mensagempor RicardoCampos em Sexta Abr 20, 2012 4:50 pm

Nunca será facil mesmo para um aluno bom resolver IPhOs
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor ajcoelho em Sábado Abr 21, 2012 7:40 pm

É porque os alunos de 12º que vão a essas provas internacionais já têm uma grande preparação (pelo menos em termos de cálculo matemático). Não digo que sejam sobredotados :P ahah, mas ou trabalham MUITO ou está-lhes nos genes :lol: :lol:
ajcoelho
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 20, 2010 12:48 am

Voltar para Olimpíadas de Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante