Olimpiadas 2009 !

Questões genéricas sobre as Olimpíadas de Física

Re: Olimpiadas 2009 !

Mensagempor Ângela Guerra em Terça Maio 12, 2009 5:42 pm

São duas equipas, mas não são as duas seleccionadas pelas Olimpíadas de Física :P
Físico - quer saber como tudo funciona. Inventa o que for preciso para investigar novos fenómenos. Parte a cabeça a tentar compreender coisas que ainda ninguém percebeu. Tem grande dificuldade em interessar os amigos (que não são físicos) naquilo que faz.
Ângela Guerra
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Domingo Maio 11, 2008 8:38 pm

Mensagempor RicardoCampos em Terça Maio 12, 2009 7:27 pm

Ah, que fixe. Não sabia isso :)
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor João Morais em Sexta Maio 15, 2009 10:49 am

A minha escola é brutal! O ano passado a Eloísa que era da minha escola ganhou ouro nas Olímpiadas de Matemática, este ano ganhei eu. O ano passado a minha escola ganhou o prémio escola do mat12 e da bio10-11 e o primeirolugar individual da mat 12, este ano tamem. Por fim, o ano passado eu ganhei prata nas olímpiadas de física, e este ano um rapaz da minha escola também ganhou! Repare-se que este rapaz era para ir comigo e dois colegas meus a uma competição de robôs (se bem que eu não o conheço bem... :oops: ). ESDS rules! :P
Quem melhor para descobrir a Lei da Inércia (=preguiça) do que alguém que dorme debaixo de macieiras?

cos(x)=\frac{(-1)^{\frac{x}{\pi}}+(-1)^{-\frac{x}{\pi}}}{2}

Visitem o meu Blogue de Área Projecto! Está fixe. Comentem (e votem sim! :P)
João Morais
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quinta Maio 15, 2008 8:44 pm

Mensagempor RicardoCampos em Sexta Maio 15, 2009 1:12 pm

Pronto João, eu sei que agora estás todo feliz porque a tua escola é super altamente, mas a minha escola ainda é melhor. Só na minha turma tenho dois participantes nas IMO, um das ibero de matemática e outro nas ibero de física. Total de prémios: 3 menções honrosas.

Se vamos falar da escola toda então... :P

Tou só a brincar contigo, mas note-se que a minha escola tem muito mais quarkianos e délficos que a tua, que já os tem mais do que é normal.
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor CarlosGouveia em Sábado Maio 16, 2009 5:28 pm

Eu sei que estou a abusar um bocado da disponibilidade de todos, mas agradecia que alguém me conseguisse arranjar a resolução das provas da fase nacional do Escalão A de 2008 e 2007! Andei à procura e não encontrei e visto que ainda não dei nada de electricidade quando me aparecem problemas desses fico com um medo enorme que me apareçam nas olimpíadas a mim, porque sei que se me aparecem é o meu "fim", portanto tenho tentado treinar e fazer algumas coisas nesta semana que não tenho testes para tentar perceber um pouco do que é a electricidade dada em Física (porque dei um bocado em Educação Tecnológica, mas nada de especial!)
CarlosGouveia
gluão
gluão

Registado: Domingo Maio 10, 2009 11:05 pm

Mensagempor CarlosGouveia em Domingo Jun 07, 2009 1:23 pm

Correu tão mal...

Só tenho uma coisa a apontar! Na parte teórica saiu uma pergunta de matéria de 8º e 9º ano e depois foi só matéria de 10º e 11º, o que fez com que os vencedores do escalão A tivessem feito a pergunta à sorte, assim como todos os outros, mas foi uma boa experiência!
CarlosGouveia
gluão
gluão

Mensagempor jap em Domingo Jun 07, 2009 2:47 pm

CarlosGouveia Escreveu:Correu tão mal...

Só tenho uma coisa a apontar! Na parte teórica saiu uma pergunta de matéria de 8º e 9º ano e depois foi só matéria de 10º e 11º, o que fez com que os vencedores do escalão A tivessem feito a pergunta à sorte, assim como todos os outros, mas foi uma boa experiência!

A sério que correu mal? :?
Deixa lá, às vezes não estamos nos nossos melhores dias, e o mais importante é teres participado. :wink:

As questões da prova tinham a ver com matéria do 10º e 11º anos? :shock:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor CarlosGouveia em Domingo Jun 07, 2009 3:40 pm

Nas regionais tinha aparecido uma questão que se tinha de aplicar uma formula de 11º ano, mas através da matemática conseguimos chegar lá

Nas nacionais apareceu capacidade térmica mássica que apenas é de 10º ano, conclusão: todos fizeram à sorte e quem teve mais sorte venceu!
CarlosGouveia
gluão
gluão

Mensagempor Ângela Guerra em Domingo Jun 07, 2009 3:45 pm

Mas não vos davam uma fórmula? Essas são aquelas questões giras, que não testam capacidade mecanizada de resolver exercícios mas sim o típico desenrascanço português! :P
Físico - quer saber como tudo funciona. Inventa o que for preciso para investigar novos fenómenos. Parte a cabeça a tentar compreender coisas que ainda ninguém percebeu. Tem grande dificuldade em interessar os amigos (que não são físicos) naquilo que faz.
Ângela Guerra
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Domingo Maio 11, 2008 8:38 pm

Mensagempor jap em Domingo Jun 07, 2009 3:46 pm

CarlosGouveia Escreveu:(...)
Nas nacionais apareceu capacidade térmica mássica que apenas é de 10º ano, conclusão: todos fizeram à sorte e quem teve mais sorte venceu!

:shock:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor sagardipak em Domingo Jun 07, 2009 4:00 pm

Essa pergunta era escolha múltipla?

Bem, um dos propósitos das olimpíadas é testar a vossa capacidade de reagir a situações novas, diferentes e completamente inesperadas...
Nature and nature's laws lay hid in night;
God said "Let Newton be" and all was light.

IPhO 2009, México
Quark! 2007/2008, 2008/2009
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Sábado Out 20, 2007 9:58 pm

Mensagempor CarlosGouveia em Domingo Jun 07, 2009 6:48 pm

Exactamente, e foi isso que fizeram nas regionais, no primeiro exercício todo. Ver como é que nos desenrascávamos, mas mediante os nossos conhecimentos! Ou seja, sabemos fazer o básico daquilo, mas era tentar fazer a parte mais avançada daquilo! Eu por exemplo fiz um grafico velocidade-tempo, descobri a equação da recta, e como sei que a área é igual à distância percorrida, "afundei-me" por ai, e resultou! Mas desta vez falava em variações de energia e em energia por tempo e são coisas básicas, acredito, mas eu nunca ouvi falar porque estou no 9º ano e isso não faz parte do programa. Eu nem percebi o que eles queriam!
CarlosGouveia
gluão
gluão

Mensagempor Miro em Segunda Jun 08, 2009 8:20 pm

ha coisas que fazem parte do programa e que os professores nao dao

no 9 ano simplesmentr nao ha tempo

eu nem dei electricidade nem mencionei energia, mas nas nacionais de 2007 saiu exercicios sobre energia potencial e assim, eu por acaso tinha lido algo sobre isso e desenrasquei-me
666
Miro
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sexta Jun 15, 2007 2:53 pm

Mensagempor AlexandreH em Quinta Fev 11, 2010 5:48 am

Olá, :D
Não sei se esse é o local para perguntar, mas me respondam, por favor,

Na matemática há ,alem das olimpíadas nacionais e da internacional, uma competição univeritária, a nivel internacional.
E na física? Há alguma competição de física para os universitários?

obrigado
Alexandre Hefren
AlexandreH
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Domingo Set 09, 2007 9:30 am

Mensagempor hexphreak em Quinta Fev 11, 2010 10:29 pm

Olá Alexandre,

A única de que tenho conhecimento é a Rudolf Ortvay Competition in Physics (http://ortvay.mafihe.hu/), mas tem um espírito um pouco diferente das Olimpíadas. Mas lembro-me do Prof. Fernando ter mencionado que existiam umas Olimpíadas Universitárias enquanto estávamos na IPhO. Talvez ele possa dar mais informação :)
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Olimpíadas de Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante